Casa de 270 m² tem estrutura que reduz consumo e é mais sustentável

Postado em 18 de março de 2024 por

Uma casa contemporânea, térrea, localizada no Triângulo Mineiro, foi um projeto dos sonhos assinado pelo Studio Porto, que apostou na integração de ambientes e na conexão com a natureza.

Um dos desejos dos clientes, que guiou o layout do projeto, era que a casa fosse dividida em duas diferentes naves, sendo que a primeira concentra as áreas convívio íntimo, enquanto a outra acomoda as demais funções, como área de serviço e a cozinha. Tudo de modo a permitir uma conexão fluida.

Outro pedido dos moradores para os arquitetos era que o espaço contasse com um espaço de valorização do pôr do sol. Com isso, veio também o desejo de apostar em matérias-primas e elementos da
natureza, a presença de luz e da ventilação, bem como a inclusão de espaços verdes.

“Ao concentrar as áreas molhadas nas extremidades da residência, otimizamos o fluxo interno, facilitando o acesso aos banheiros, lavabos e áreas de serviço. Essa abordagem garante privacidade para a área íntima e integra harmoniosamente os espaços sociais”, explica Camila Porto.

Para o tão sonho espaço com visual para o pôr-do-sol, o Studio criou um rooftop como uma expansão da área de lazer. Este espaço oferece vistas panorâmicas de tirar o fôlego que são perfeitas para os momentos de relaxamento e apreciação da natureza.

Arquitetura sustentável

Desde o princípio, os moradores optaram por um estilo contemporâneo e escolheram um sistema construtivo com estrutura metálica. A arquitetura valorizou e destacou o aspecto do metal, que expressa leveza e minimalismo, desempenhando um papel fundamental no conceito da casa.

O sistema construtivo e o uso de materiais naturais foi uma estratégia do escritório para tornar o projeto sustentável. Os layouts interativos e versáteis foram pensados para serem integrados ou não com abundância de luz e ventilação naturais, o que reduz o uso de ar-condicionado e energia elétrica.

Fonte: Casa Cor