Postado em 21 de março de 2024 por sn-admin
Localizado em Ipanema (RJ), o imóvel de 360 m² foi totalmente renovado para acompanhar a família ao longo dos anos
Expressão de harmonia entre contemporâneo e atemporal, este apartamento localizado em Ipanema, no Rio de Janeiro, é resultado da colaboração entre as arquitetas Carolina Escada e Patricia Landau, do escritório Escala Arquitetura (@escalaarquiteturarj) para atender as necessidades de um casal com dois filhos.
A vista panorâmica é um dos pontos altos da residência de 360 m², com os quartos voltados para a praia de Ipanema e a sala de estar com a imponente presença do Cristo Redentor.
A história deste projeto começou quando o casal adquiriu o apartamento e, imediatamente, buscou o escritório para uma reforma completa, incluindo a renovação total da decoração em todos os cômodos.
Os pedidos foram claros: ambientes amplos, suítes individuais para os filhos e um escritório versátil, que também pudesse funcionar como quarto de hóspedes. Para atender a essas demandas, o projeto precisou de algumas modificações na planta original, como o desmembramento do banheiro social, a fim de criar duas suítes, e a eliminação de um dos quartos de serviço para dar lugar ao banheiro da suíte da filha.
Após a repaginação, o apartamento exibe uma distribuição que inclui uma sala ampla com ambientes de estar, jantar e TV; lavabo; escritório/quarto de hóspedes; duas suítes para os filhos; uma suíte máster com closet para o casal; cozinha; copa; e área, quarto e banheiro de serviço.
“Nosso maior desafio neste projeto foi executar reforços estruturais em vigas da sala, quarto e closet do casal para garantir um bom pé-direito e não prejudicar a sensação de amplitude desses ambientes”, diz Patricia.
O piso original de peroba do campo foi restaurado e a mesma madeira foi aplicada no acabamento das marcenarias desenhadas pelo escritório – com destaque para a ampla estante, que funciona como apoio à sala de estar e se estende até o jantar, fazendo as vezes de aparador.
Já o teto ripado na entrada da sala, que também esconde as máquinas de ar-condicionado, é combinado com painéis brancos nas paredes. Cortinas de linho, estofados de sarja, algodão, linho e couro, e tapetes de PET amarram a decoração na grande área social.
Essa estética atemporal, vinda do desejo dos moradores, moldou o conceito do projeto para acompanhar as diferentes fases da família ao longo dos anos. Isso se reflete tanto na escolha da paleta de cores neutras da área social, quanto dos móveis com design clássico e duradouro assinados por designers brasileiros, como Rejane Carvalho Leite, Aristeu Pires e Geraldo Barros.
Fonte: Revista Casa e Jardim