Postado em 4 de junho de 2024 por sn-admin
E se ao lavar as mãos no banheiro, ao invés de sua imagem no espelho, você visse as formas, cores e sentisse a sensação de bem-estar que as plantas proporcionam? E se, no lugar de um aparador com bar, a parede da área de estar recebesse uma abertura na qual plantas convidam à integração com a natureza e trazem vida ao ambiente?
Essas e outras propostas de valorização dos elementos naturais ganham espaço nos ambientes da CASACOR SP, demonstrando que as plantas podem ir muito além do mero detalhe decorativo e dos jardins verticais e que cabem do estar ao dormitório, da cozinha aos banheiros.
HAUS visitou a mostra, considerada a maior de arquitetura, paisagismo e design de interiores da América Latina, e apresenta alguns dos ambientes que trazem as plantas como elemento de destaque dos projetos. Confira!
Ambiente Solos
O volume verde adiciona camadas e garante profundidade ao lounge de contemplação assinado por Daniela Funari, que juntamente com a bilheteria e a chapelaria integra o Ambiente Solos. As tonalidades das plantas são destacadas pelo revestimento cinza claro dos estofados e compõem com as terrosas das obras de arte, instaladas em cada extremo da área de estar, e do tapete Coragem de autoria de Rapha Preto.
Dell Anno Global Living
Léo Shehtman Arquitetura e Design trouxe as plantas para o banheiro do loft com ar nova-iorquino que assina na mostra. Em diferentes alturas e de espécies distintas, elas emolduram o espelho e avançam sobre a bancada, contrastando com a proposta clean e cosmopolita do espaço.
Casa LG
Entre os tons terrosos e amadeirados da Casa LG, assinada por NJ+ | Nildo José Arquitetura, um ponto de cor verde esmeralda se sobressai. Como uma tela, o volume vegetal abraça a cabeceira da cama baixa e, com ela, convida a momentos de contemplação e relaxamento.
Jardim o Tom do Amanhã
Ao contrário do que o nome pode sugerir, o jardim da paisagista Bia Abreu não tem lugar em um quintal, mas sim em uma varanda do Conjunto Nacional. O que chama a atenção no projeto é que boa parte dos 50 m² do espaço é ocupada por plantas, e que a maioria delas trata-se de arrudas, alecrim e outras ervas e capins comuns nos quintais das vovós.
Casa do Silência Peugeot
Natan Gil Arquitetura traz toque de ousadia ao substituir a parede por uma divisória composta por plantas na delimitação do espaço de estar e da bancada da suíte da Casa do Silência Peugeot. O jogo de mostra e esconde entre as folhas e folhagens possibilita uma sensação de integração dos espaços ao mesmo tempo em que a privacidade é mantida.
Raízes
É relativamente comum se encontrar vasos com bambu da sorte ou outra espécie de folhagem decorando banheiros. A Monik Arquitetura e Interiores foi além e traz as plantas como elemento de destaque da bancada em ilha. Altas e centralizadas à peça, elas substituem o espelho e demarcam visualmente cada lado da bancada.
Fonte: Revista Haus