Postado em 5 de junho de 2024 por sn-admin
Sem a pausa para um café na copa ao lado de outros colegas ou mesmo sem momentos como o de cantar parabéns para o aniversariante do dia, um novo hábito considerado “de descontração” foi identificado no home office: as compras online.
É o que revelou uma pesquisa da Universidade de Stanford, da Universidade Northwestern e do Mastercard Economics Institute, braço de estudos da empresa de cartão de crédito, cujos resultados foram divulgados pelo “The Wall Street Journal” nesta segunda-feira (20).
Checar avaliações de um sapato em uma loja virtual, por exemplo, ou mesmo finalizar alguma compra de forma isolada, não quer dizer, necessariamente, que é o hábito é prejudicial para o rendimento do funcionário. Para Nick Bloom, economista e um dos autores do trabalho, tais práticas durante o expediente de home office funcionam como uma válvula de escape.
Daí, no lugar de levantar e ir até a copa encher a garrafinha de água e desanuviar, por exemplo, as pessoas escolhem comprar algo virtual, como ingressos de show, itens pessoais de vestuário ou mesmo fazer compras do mercado.
Segundo o WSJ, que compilou dados americanos:
as compras semanais online atingem o pico entre 10h e 13h das sextas-feiras, segunda dados da Adobe;
mais de um quarto das mulheres entrevistadas no ano passado pelo portal de compras Rakuten disseram fazer compras online durante o horário de trabalho;
entre a geração Z, o hábito foi relatado por 41%.
De acordo com o estudo, a pandemia de Covid nos anos 2020 e 2021, quando os trabalhadores foram forçados a ficar em home office, aumentou as vendas online. Agora, com mais trabalhadores de volta aos seus trabalhos presenciais por determinações das empresas, o estudo concluiu que aqueles que seguiram em home office estão mais propensos a fecharem o carrinho durante o expediente.
Nos endereços dos EUA onde grande parte da população trabalha em casa, os níveis de gastos online aumentaram, de acordo com o relatório. O inverso também se aplica: os endereços com poucas pessoas trabalhando em empregos remotos gastam menos.
A mesma tendência foi observada em nível internacional. Em países com menos oportunidades de trabalho remoto, os gastos online são praticamente os mesmos de antes da pandemia, enquanto em países com mais oportunidades de trabalho remoto eles tiveram um aumento em torno de 4%.
As explicações para relação entre o home office e as compras online, segundo o trabalho, são:
Mudanças geográficas: trabalhar em casa levou mais gente a se deslocar para áreas longe dos centros das cidades (e, consequentemente, locais mais afastados de lojas);
Conveniência: trabalhar em casa torna mais fácil fazer compras online durante o horário de trabalho (já que não tem ninguém passado perto da sua tela e checando qual página está aberta) e porque algumas empresas bloqueiam sites de compras em seus espaços físicos;
Renda: os trabalhadores remotos costumam ter salários mais altos e, por isso, tendem a gastar mais, além de acharem mais conveniente comprar online, economizando tempo com deslocamento.
Avanços tecnológicos: uma melhor tecnologia permitiu uma experiência de compras online mais amigável e segura.
Efeitos da aprendizagem: empregadores, trabalhadores, varejistas e consumidores se adaptaram às restrições da pandemia, levando a novas formas de organizar atividades online.
Fonte: G1 Globo