Postado em 3 de julho de 2024 por sn-admin
Realizada entre os dias 19 e 21/6, a 20ª edição do Encontro Nacional das Administradoras de Condomínio – Enacon Secovi-SP 2024 foi sucesso de público e de conteúdo. Organizado pelo Secovi-SP, por meio da vice-presidência de Administração Imobiliária e Condomínios (VPAIC), com o apoio de importantes instituições do mercado imobiliário nacional, o encontro reuniu mais 700 participantes na modalidade on-line e presencial, no Milenium Centro de Convenções, em São Paulo.
Foram 19 painéis temáticos com 54 palestrantes, exposição de produtos e serviços nos dias 19 e 20/6, além de visitas a dois empreendimentos imobiliários bem-sucedidos, encerrando no dia 21/6 a programação desta edição histórica. O painel de abertura contou com a presença de Guilherme Afif Domingos, secretário de Projetos Estratégicos do Estado de São Paulo, que falou da importância da intervenção urbana na região central de São Paulo, apresentando o projeto de recuperação que será feito com mudança da sede do governo estadual para o entorno da Praça Princesa Isabel, no bairro de Campos Elíseos.
Em bate-papo conduzido pela vice-presidente da área, Moira Toledo, também participaram do painel de abertura o presidente executivo do Secovi-SP, Ely Wertheim, o presidente do Secovi-PE, Márcio Gomes; e o recém-eleito presidente da AABIC, Omar Anauate.
Logo depois, aconteceu a palestra com o médico psiquiatra Arthur Guerra, autor do livro “Você aguenta ser feliz?”. Ele contou que já foi subsíndico e teve de lidar com várias situações conflituosas, destacando a importância da saúde mental, especialmente do líder (síndicos e gestores de condomínios), e deu várias dicas relacionadas à medicina e bem-estar, tais como prática de atividades esportivas, controle de peso, cuidados com o sono, manejo do estresse, dependência de telas (celular/computador). Ele ainda alertou sobre o uso de drogas e álcool e falou sobre a qualidade dos relacionamentos, chamando a atenção para a comunicação clara e objetiva, liderança, bom senso e paciência.
Desafios da gestão – Com a mediação de Cássia Ximenes, presidente do Secovi-SP-MG, o painel “Condomínios cidades: desafios da gestão” contou com a participação de Camila Fiuza, diretora de desenvolvimento imobiliário da MRV; e Felipe Cassapo, diretor da Lellolab. Camila falou sobre o desenvolvimento do empreendimento Grand Reserva Paulista, em Pirituba, na Capital, que possui 27 torres e 2.826 unidades. Sob a moderação do advogado Francisco Maia Neto, da OAB-MG, o painel sobre mediação e arbitragem no mercado imobilário contou com a participação do desembargador aposentado José Horário Cintra G. Pereira, e das advogadas Carla Sahium, do Secovi-GO, e Claudia Frankel Grosman, do Ibradim. Em seguida, aconteceu o talk show sobre soluções energéticas. Sob a moderação de Eduardo Zangari, foram apresentadas diversos serviços, produtos e informações úteis à gestão condominial. Os palestrantes foram Tadeu de Azevedo, da Power2Go; Thiago Castilha, da E-wolf; Marco Righi, da Utragaz; e Josiane Real, da Comerc
“De fio a pavio” focalizou a integração entre todos os agentes que participam da concepção à gestão de um empreendimento imobiliário, apresentando a visão do incorporador, do administrador e do gestor. A vice-presidente Moira Toledo mediou os debates entre Bianca Setin, da Setin Incorporadora; Patrícia Phillipi, da construtora Hurbana; Milton Bigucci Construtora e Marcus Borges, do escritório de advocacia Menezes Niebuhr. Sob a a mediação de Mariângela Machado, diretora de Associações em Loteamentos da vice-presidência de Administração Imobiliária e Condomínios do Secovi-SP, o painel “Anjos ou demônios” mostrou os diferenciais dos bairros planejados, transformado em verdadeiros núcleos urbanos, que possibilitam conexões e oportunidades. Felipe Cavalcante, fundador da Adit e do Movimento Somos Cidades, deu várias dicas, entre elas, orientações de como lidar com detratores. Em seguida, Paulo Velzi, coordenador geral da Sobloco, que atua na Riviera de São Lourenço, na cidade de Bertioga (litoral Norte de São Paullo), mostrou como é o funcionamento da associação que cuida do bairro planejado, fundado em 1979 e que tem atualmente 229 prédios, 41 villagios, 2.195 casas e mais de 20 mil moradores fixos.
Exemplo internacional – Manutenção preventiva e preditiva foi tema da palestra de Dawn Bauman, especialista líder do modelo de habitação de associações comunitárias nos Estados Unidos e vice-presidente da CAI (Community Associations Institute).Ela contou sobre o trágico colapso do prédio do condomínio Champlain Towers South em Miami, Flórida. A partir daí, Dawn disse que liderou esforços em âmbito nacional, estadual e local para desenvolver políticas públicas de segurança em condomínios nos EUA. Carlos Borges,vice-presidente de Tecnologia e Sustentabilidade do Secovi-SP, compartilhou experiências brasileiras, mencionando a importância das normas regulamentadoras e dos programas de manutenção. A moderação deste painel ficou por conta de Fernanda Lisboa, presidente do Capítulo No 111 São Paulo do IREM® – Institute of Real Estate Manegement. Encerrando o conteúdo programático do dia 19/6, a palestrante Vania Ferrari apresentou de forma leve e bem-humorada temas relevantes que podem ajudar os profissionais nas suas carreiras e, consequentemente, nos resultados dos negócios.
Tecnologia, dados e relacionamentos – As tecnologias aplicadas ao universo jurídico condominial abriu a programação do segundo dia do Enacon Secovi-SP. O advogado Olivar Vitale, do escritório VBD, falou sobre o Projeto de Lei sobre Inteligência Artificial (IA), que está tramitando no Congresso Nacional, entre outros projetos que impactam no dia a dia do síndico e da administradora, que foram exemplificados pelo síndico profissional e cofundador do Sindicolab, Rafael Bernardes. Em seguida, Letícia Cardoso, da consultora Falconi; e Caio Burti e Talita Zampieri, da Superlógica, apresentaram e comentaram os resultados de um estudo inédito sobre a maturidade da gestão financeira nas administradoras de condomínios.
O painel seguinte “O formidável mercado de serviços de moradia”, contou com a moderação de Rodrigo Gebara, CEO da Hubert Condomínios e fundador da CondoLivre, e apresentação de Alexandre Frankel, fundador e presidente do conselho da Vitacon e CEO na Housi, que mostrou uma série de soluções e serviços que podem ser implantados nos empreendimentos. A gestão de dados a serviço das administradoras pautou o painel com Julio Paim, fundador do Sindiconet; e Angelida Arbex, diretora de Marketing da Lello. Eles apresentaram ppesquisa e dados mostrando, por exemplo, o número de empreendimentos que serão lançados este ano e de síndicos profissionais que atuam em todo Brasil. Inteligência relacional foi o tema da palestra da neuropsicóloga Ana Artigas, que falou sobre a necessidade de criar diferenciais competitivos para enfrentar a concorrência. Um deles é, segundo ela, é a Inteligência Relacional, que ajuda a gerenciar equipes heterogêneas para, respeitado o potencial de cada um, gerar resultados.
Conflitos e gestão – De forma leve e descontraída, os advogados Rubens Carmo Elias Filho, Marcelo Borges, Jaques Bushatsky e Ana Paula Bittar contaram casos marcantes, corriqueiras ou inusitados ocorridos em condomínios e deram dicas para a resolução dos principais conflitos, como barulho, animais, entre outros. O painel seguinte contou com a participação de Fábio Dans, da Atlas Schindler; Rustenes Melo, da Delta Omega; Marcelo Giannotti, da Benefício Certo; Felipe Magalhães, da Fedcorp; e Rodrigo Senhore, da Empresta Capital, que apresentaram soluções criativas para resolver problemas em várias áreas como segurança, recursos humanos, crédito, seguros, entre outras. Questão importante na gestão do condomínio, a escolha do síndico profissional foi o tema das palestras de Marcio Rachkorsky, advogado e comentarista na TV Globo e Rádio CBN, e de Omar Anauate, presidente da AABIC, que apresentaram alguns requisitos que devem ser observados na hora de escolher o síndico e garantir a satisfação dos condôminos satisfeitos.
Prática comum e antiga no Brasil, o aluguel por temporada tornou-se ainda mais popular e prática com plataformas digitais como o Airbnb. O advogado Marcelo Terra, consultor do empresa, falou sobre a legislação que ampara a prática no Brasil. Já a anfitriã do Airbnb e síndica profissional contou como o Airbnb traz mais segurança para anfitriões, hóspedes e condomínios em um trabalho contínuo de educação da comunidade e incentivo a boas práticas.
Encerrando os painéis temáticos, na tarde de quinta-feira, 20/6, a palestrante e futurista Beia Carvalho contou que, pela primeira vez na história do mundo, seis gerações economicamente ativas estão convivendo simultaneamente. Segundo ela, moram e trabalham num mesmo condomínio e, obviamente, têm opiniões e interesses muito diferentes. Ela deu várias dicas para coordenar e interagir com o binômio “idade x mentalidade” e garantir sinergias geracionais, administrar inevitáveis conflitos, engajar a diversidade, promover o coletivismo e o espírito de comunidade.
Enacon Experience – Na manhã desta sexta-feira, 21/6, os participantes do Enacon Experience participaram de duas visitas técnicas, sob a coordenação de Mariangela Machado. A primeira visita foi à Galeria Idea!Zarvos, no Jardim Paulistano. No local, foram recepcionados por Sandra Angelico e Bruno Levy, da Idea!Zarvos; e Isabela Cassaro e Beatriz Castilho, da administradora Guillaumon. No local, conheceram os modelos de apartamentos decorados dos edifícios da empresa, que tem como pilar a arquitetura autoral. Em seguida, eles foram para o On Augusta Studios Vitacon, onde foram recebidos por Rafael Rosa, head de Expansão na Housi. Depois de um brunch servido no rooftop, os participantes conheceram o empreendimento, que une infraestrutura urbana e serviços de conveniência, e conta com moradias de alto padrão em um endereço de destaque na capital paulista: a Rua Augusta.
Fonte: Secovi