Postado em 19 de setembro de 2024 por sn-admin
Ponte está transformando o litoral. A obra, avaliada em quase R$ 400 milhões, já atingiu 17,7% de conclusão e pode ser acompanhada ao vivo por câmeras. Com previsão de gerar empregos e impulsionar a infraestrutura local, essa conexão promete trazer grandes mudanças para a região.
Quando a modernidade encontra a necessidade de desenvolvimento, resultados impressionantes podem surgir, mudando completamente o cenário de uma região.
O litoral paranaense está prestes a receber uma dessas transformações que prometem redefinir sua infraestrutura e potencial econômico.
Mas o que torna essa obra tão especial? Além do grande investimento, há um componente tecnológico que permite que qualquer pessoa acompanhe cada avanço em tempo real.
A Ponte de Guaratuba, com um orçamento de quase R$ 400 milhões, já conta com 17,7% de suas obras concluídas.
Essa ponte, que será um marco para o Paraná, vai ligar as cidades de Matinhos e Guaratuba, gerando empregos e facilitando o fluxo entre os municípios.
Para promover ainda mais a transparência, câmeras de monitoramento foram instaladas, permitindo que a população acompanhe o progresso diretamente de suas casas.
Segundo a engenheira Larissa Vieira, do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), a tecnologia está aproximando a comunidade da obra.
“As câmeras de monitoramento instaladas na ponte de Guaratuba proporcionam à população a oportunidade de acompanhar de perto o progresso de uma das construções mais esperadas do estado. Além disso, reforçam o compromisso com a qualidade e o cumprimento dos prazos”, destacou Larissa.
Transparência e proximidade com a comunidade
As duas câmeras, localizadas em pontos estratégicos, permitem uma visão detalhada do canteiro de obras.
A primeira está no lado de Guaratuba, posicionada para capturar o movimento no canteiro industrial, onde passam todos os materiais e equipamentos necessários para a construção.
Já a segunda câmera, instalada no lado de Matinhos, mostra de forma privilegiada os apoios centrais da ponte e o trecho estaiado, permitindo que o público acompanhe o progresso dos apoios 4 e 5.
Conforme dados levantados pela engenharia até o final de agosto de 2024, a obra já avançou significativamente, com a concretagem de 16 estacas, 12 vigas longarinas pré-moldadas e 2 vigas travessas.
Esses números evidenciam o ritmo acelerado da construção, que tem previsão de causar um impacto positivo no tráfego e na economia da região.
Empenho e financiamento
A construção da ponte, que terá 1.244 metros de extensão, contará com quatro faixas de tráfego, duas faixas de segurança, barreiras rígidas em concreto, além de calçadas com ciclovia e guarda-corpo nas extremidades.
A obra está sendo administrada e fiscalizada pelo DER/PR, órgão ligado à Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL).
O financiamento também já está garantido em grande parte. De acordo com o Governo do Paraná, a Secretaria de Estado da Fazenda já liberou R$ 178 milhões, representando 46% do valor total estimado.
Além disso, mais de R$ 108 milhões já foram empenhados para cobrir os custos da obra apenas em 2024. Isso significa que, à medida que a obra avança, os recursos financeiros estão devidamente reservados para garantir sua continuidade.
Fonte: Click Petroleo e GásExame