Postado em 23 de setembro de 2024 por sn-admin
Tema é abordado na série documental “O Futuro de Bill Gates”, disponível na Netflix
Apesar de muitas vezes os cenários apocalípticos dominarem as conversas quando o tema é inteligência artificial (IA), Bill Gates vê o futuro com otimismo diante do potencial benéfico que a nova tecnologia pode trazer para educação, saúde e mudanças climáticas.
“Sempre foi uma espécie de utopia que, eventualmente, os computadores pudessem falar conosco em linguagem natural”, diz o cofundador da Microsoft, na série documental “O Futuro de Bill Gates”, disponível na Netflix. “Então, foi realmente uma grande surpresa quando, em 2022, a IA acordou”, cita.
Embora reconheça que a IA tem suas desvantagens, Gates afirma que a tecnologia pode tornar o mundo um lugar melhor e diz que alguns desses benefícios não são discutidos com frequência suficiente. A Inc selecionou alguns deles. Veja a seguir:
A IA está melhorando os cuidados de saúde
Segundo o bilionário, usar a inteligência artificial para acelerar a inovação em saúde provavelmente ajudará a humanidade a salvar vidas. Por exemplo, alguns oncologistas já utilizam ferramentas de IA para identificar potenciais locais de câncer de pulmão até seis anos antes de um médico humano.
O câncer de pulmão é um dos mais mortais quando descoberto tardiamente. Com ajuda da IA para detecção precoce, a taxa de sobrevivência pode ir de 10% a 70% , de acordo com pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts.
Além da detecção precoce do câncer, a IA pode resolver outros problema de assistência médica “À medida que você se muda para países pobres, a maioria das pessoas nunca conhece um médico a vida inteira”, aponta Gates.
Para o cofundador da Sun Microsystems, Vinod Khosla, em conversa com Gates, obter um aplicativo que dê ferramentas para o médico no atendimento primário nos próximos anos será o foco. “Devemos pensar se há uma maneira de fazer isso”, concorda o bilionário.
A IA está mudando a educação
Na Khan Academy, uma organização educacional sem fins lucrativos cujo objetivo é ajudar professores do ensino médio, um software chamado Khanmigo ajuda os alunos a melhorar suas redações.
A IA é notoriamente capaz de escrever essas redações do começo ao fim, criando um desafio para muitos educadores, porém, a tecnologia pode servir de apoio, oferecendo sugestões úteis aos estudantes. Gates acredita que a inteligência artificial tem o potencial de atuar como tutora para a situação educacional de crianças na África.
A IA pode funcionar como terapeuta
Segundo Gates, atualmente, pessoas estão usando o ChatGPT e outros softwares de IA como terapeutas informais. O bilionário observa que o suprimento mundial de terapeutas humanos está longe de ser suficiente para lidar com o nível atual de necessidades de saúde mental. Então, talvez usar a IA para terapia ou mesmo companhia faça sentido.
A startup Replika, por exemplo, permite que usuários criem seus próprios amigos de IA personalizados. A ideia surgiu da fundadora Eugenia Kuyda, uma cientista de dados que usou mensagens de texto de seu melhor amigo para criar uma versão chatbot dele após sua morte em um acidente de carro.
A IA impactará nosso ‘senso de propósito’
A inteligência artificial eliminará empregos ao substituir funcionários humanos? Provavelmente sim. No ano passado, uma pesquisa encomendada pela Microsoft apontou que 16% dos empregadores acham que um benefício da tecnologia era permitir que fosse reduzido o número de trabalhadores. Outros 31% disseram que achavam que ela aumentaria a eficiência de seus colaboradores, o que sugere que, se a adoção da IA não levar a demissões, os empresários acreditam que ela pode evitar contratações.
Em uma conversa com o cineasta James Cameron para o documentário, Gates aponta que essa eficiência pode prejudicar o senso de propósito dos humanos.
Embora Cameron se declare um cético em relação à IA, ele diz que poderia ficar feliz com a ideia de a tecnologia curar doenças. “Mas, à medida que tiramos as pessoas do circuito, com o que estamos substituindo seu senso de propósito e significado?”, pergunta Cameron.
Gates não tem uma boa resposta. “Até eu estou meio que coçando a cabeça, porque se eu disser à IA, ‘Ei, estou trabalhando duro na malária’, e ela responder , ‘Ah, eu cuido disso, você vai jogar pickle ball’, meu senso de propósito definitivamente será prejudicado.” Com a melhora da tecnologia, muitos de nós podemos acabar nos sentindo assim, opina o bilionário.
Fonte: JCRevista PEGN