Postado em 23 de outubro de 2024 por sn-admin
Unindo inovação e sustentabilidade, nova graduação tecnológica da Unifor em Design de Interiores oferta formação ágil e prática para profissionais de uma área em alta no mercado de trabalho
Eles usam criatividade e competência para transformar espaços. Buscam conforto e pensam na funcionalidade dos interiores sem abrir mão da estética. Com elementos da arquitetura e da decoração, os designers de interiores estão cada vez mais demandados para contribuir com espaços práticos e harmônicos. São aliados dos clientes na busca por beleza e bem-estar.
Este é um mercado em expansão no Ceará. A velocidade do crescimento imobiliário especialmente em Fortaleza, com novos empreendimentos comerciais e residenciais, tem impulsionado a demanda por profissionais que possam agregar valor aos projetos.
O cenário no Brasil também é promissor. Segundo a Associação Brasileira de Designers de Interiores (ABD), o mercado nacional registrou um aumento na busca por profissionais da área não apenas para projetos residenciais, mas também em espaços corporativos, comerciais e até hospitalares.
Atenta a este contexto, a Universidade de Fortaleza, vinculada à Fundação Edson Queiroz, lança um novo curso para formar criadores de ambientes práticos e modernos. Unindo inovação e sustentabilidade, a nova graduação tecnológica da Unifor em Design de Interiores oferece uma formação ágil e prática, com duração de dois anos, que prepara profissionais para atuarem nas diversas áreas em ascensão.
“A crescente conscientização sobre a importância do design no bem-estar e na produtividade das pessoas, somada à popularização das reformas e redecoração de ambientes, fortalece a posição do designer de interiores como peça fundamental no planejamento e execução de projetos”, afirma a professora Camila Bandeira, coordenadora dos cursos de Design de Interiores e de Arquitetura e Urbanismo na Unifor.
Ela explica que a nova formação foi cuidadosamente planejada para capacitar os alunos com uma base tanto técnica quanto criativa, preparando-os para atuar em projetos residenciais, comerciais, corporativos e institucionais.
“O lançamento do curso é uma resposta estratégica à demanda por profissionais que possam integrar as últimas tendências de design, tecnologia e sustentabilidade na criação de ambientes, contribuindo diretamente para o desenvolvimento do mercado de construção e decoração, setores que estão em expansão”, acrescenta.
Por mais profissionais criativos e inovadores
Já tem mais de uma década que a arquiteta Juliana Marinho se dedica ao design de interiores. Desde o início da formação no curso de Arquitetura e Urbanismo na Unifor, ela percebeu o potencial da área. Aprimorou suas habilidades e criou seu próprio escritório, onde agora gerencia uma equipe que desenvolve projetos inovadores tanto para ambientes residenciais quanto corporativos. “Hoje, posso afirmar que estou imensamente realizada em minha profissão”, diz.
Juliana diz estar entusiasmada com a criação do curso de Design de Interiores por reconhecer a crescente demanda por profissionais qualificados nesta área. A egressa da Unifor foi convidada a integrar o corpo docente da nova graduação.
“Vejo isso como uma oportunidade valiosa de compartilhar minha experiência e contribuir para a formação de profissionais de excelência, algo que é a marca registrada da Unifor. O mercado está em expansão e, cada vez mais, busca profissionais altamente qualificados”, afirma.
Para ela, a possibilidade dos alunos contarem com um corpo docente atuante e conhecido no mercado ajuda os futuros profissionais a construírem suas carreiras com mais assertividade. “Nossos professores são profissionais ativos no mercado e trazem suas vivências para a sala de aula, proporcionando uma experiência de aprendizado mais dinâmica e próxima da realidade profissional”, justifica.
O campo de atuação do design de interiores é vasto, destaca Juliana, abrangendo projetos residenciais, comerciais, corporativos, exposições, luminotécnica, entre outros. Cada uma dessas áreas requer profissionais bem capacitados, que operem com técnica e qualidade para atender às demandas do mercado.
Ela aponta que o curso de Design de Interiores é mais direcionado ao estudo e à prática do design de ambientes internos, permitindo uma especialização mais profunda. A formação nessa área é mais curta que a de Arquitetura e Urbanismo, permitindo que os profissionais ingressem no mercado de trabalho mais rapidamente. São várias as disciplinas em comum entre os dois cursos, o que facilita a possibilidade de uma Dupla Graduação na Unifor.
Juliana destaca que o mercado de design de interiores tem se expandido junto com as mudanças significativas que vêm ocorrendo na sociedade, como a valorização do bem-estar, o aumento do trabalho remoto e a demanda por ambientes sustentáveis e acessíveis. “Com as pessoas buscando melhorar a qualidade de vida em casa e empresas focando em experiências positivas para os clientes, a necessidade de soluções criativas e funcionais se intensificou”, pontua.
É preciso organização, compromisso e saber identificar o perfil do cliente
Rodrigo Maia também é um arquiteto e urbanista que vem dedicando boa parte de sua carreira ao ramo de interiores. Egresso da Unifor, ele conta que se graduou com nota máxima, o que lhe garantiu uma bolsa de pós-graduação em Arquitetura de Interiores. Hoje, esta é a maior demanda do seu escritório, o Rodrigo Maia Arq.
O empresário atua desde 2006 com projetos residenciais e comerciais, tanto de arquitetura como de interiores. No evento de lançamento da nova graduação da Unifor no dia 10 de outubro, ele foi um dos convidados para debater as tendências da área e falar sobre os desafios profissionais.
“Acho que esse curso abrirá bastante portas às pessoas que de qualquer forma gostam da área, querem atuar e não têm disponibilidade de cursar uma graduação em arquitetura”, diz. E o momento, para ele, é propício. Rodrigo vê um mercado bastante aquecido, com cada vez mais profissionais se lançando nele.
O egresso acredita que a área residencial é sempre a de maior demanda, principalmente apartamentos. E dá a dica: “O profissional, para se destacar nessa área, tem que ter acima de tudo bom gosto, organização, compromisso com os prazos e saber identificar o perfil do seu cliente”.
Crescer na área em dupla!
Luana Arruda e Rebecca Bastos se conheceram durante a graduação em Arquitetura e Urbanismo na Unifor. Depois de anos fazendo trabalhos em dupla, se formaram e decidiram iniciar uma parceria em projetos de arquitetura e interiores. Foi assim que surgiu a Allure Arquitetura, empresa que ambas gerenciam hoje.
“A graduação nos passou um conhecimento bem abrangente em arquitetura e interiores, e sempre entendemos o ambiente como uma experiência completa”, conta Luana. Com mais de uma década no mercado, ela vê a atuação em interiores fortalecida diante de uma maior demanda e rotatividade de projetos.
“Atualmente, trabalhamos com arquitetura e interiores em projetos, na sua maioria residenciais. Ao longo desses anos, colecionamos mais de 200 projetos e estamos posicionados no nicho de alto padrão do Ceará, onde buscamos trazer soluções sofisticadas e de alta eficiência para os trabalhos”, explica Rebecca.
As duas egressas começaram atendendo como profissionais liberais. Ao longo dos anos, porém, começaram a fechar projetos com grandes empresas. Precisaram aumentar a equipe e a complexidade da estrutura.
Fonte: Unifor