CTQ reuniu-se em 10 de outubro na sede do SindusCon-SP

Postado em 24 de outubro de 2024 por

Abertura foi realizada pelo presidente do SindusCon-SP Yorki Estefan e o coordenador-adjunto do CTQ, Roberto Pastor

O Comitê de Tecnologia e Qualidade (CTQ) do SindusCon-SP reuniu-se no dia 10 de outubro, na sede da entidade. A abertura do evento foi realizada pelo presidente do SindusCon-SP Yorki Estefan e o coordenador-adjunto do CTQ, Roberto Pastor.

Estefan convidou a todos a participarem do Workshop: Projetos e licenciamento no Município de São Paulo, nos dias 17 e 31 de outubro de 2024, que contará com a presença de Elisabete França, secretária de Urbanismo e Licenciamento do Município São Paulo.

Roberta Simeoni informou que no dia 17 de outubro, o tema do evento presencial será PIU Setor Central e Operação Urbana Bairros Tamanduateí e os palestrantes serão os representantes da SMUL e SP Urbanismo. Já no dia 31 de outubro, o tema do evento virtual será Novo Decreto que dispõe sobre HIS – Projeto e Licenciamento que será abordado por Wilson Roberto (ou representante PARHIS). Inscreva-se aqui.

O presidente do SindusCon-SP também informou que já estão abertas as inscrições para a 12ª edição do Congresso Jurídico do SindusCon-SP, de forma híbrida, em 22 de outubro. O evento tradicionalmente discute os principais aspectos e impactos da reforma tributária, decisões jurídicas e outras legislações sobre a construção civil. As inscrições estão disponíveis aqui.

Yorki Estefan destacou também recente reunião na FIESP sobre a Reforma Tributária. A necessidade de uma calibragem maior na alíquota do futuro IVA (Imposto sobre Valor Agregado), dentro do regime diferenciado estabelecido pela reforma tributária para o setor da construção, foi enfatizada por lideranças do setor ao presidente da Fiesp, Josué Gomes, em reunião articulada pelo SindusCon-SP, em 7 de outubro.

O SindusCon-SP realizará webinar sobre novo produto da Caixa para o setor de incorporação no dia 29 de outubro. Os vice-presidentes do SindusCon-SP Jorge Batlouni e Renato Genioli detalharam a Missão Técnica da entidade, que foi realizada nas cidades de Madrid e Bilbao na Espanha. A expectativa é que a missão em 2025 envolva as cidades de Toronto e Chicago, nos Estados Unidos.

A apresentação sobre os trabalhos com as Normas Técnicas da ABNT foi realizada por Sergio Domingues, coordenador do Grupo de Trabalho de Normas Técnicas e Fernando Teixeira, membro do CTQ: Norma de churrasqueiras a gás ainda está em debate sobre os entendimentos, Vidros de segurança (vidro laminado, certificado, portas, janelas, caixilhos, etc) estão sendo debatidos; assim como, argamassas colantes específicas para porcelanato; saídas de emergências e elevadores de emergências.

Já os andamentos dos Trabalhos e Eventos do Comitê de Meio Ambiente (COMASP) foram apresentados por Vanessa Dias, supervisora de Meio Ambiente do SindusCon-SP. Grupo de trabalho Sustentabilidade em Construção reuniu-se em 20 de agosto para abordar o tema Financiamentos para empreendimentos sustentáveis ​- Visão do agente financeiro e do cliente. O próximo encontro do grupo será em 12 de novembro e abordará as Declarações Ambientais de Produto (DAP’s ou EPD’s).

Em 21 de agosto, o Comasp participou da 6ª Oficina de construção participativa da estratégia de implementação do Programa Cidades Verdes Resilientes – Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, com apoio do Ministério das Cidades e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e implementado pela GIZ Brasil​ e apresentou a CECarbon – Calculadora de Consumo Energético e Emissões de Carbono para Edificações por Lilian Sarrouf, Coordenadora Técnica do Comasp do SindusCon-SP, em 23 de agosto de 2024​. Já no Construa Minas 24 – 3° Congresso de Meio Ambiente do SindusCon-MG, Lilian também apresentou a CECarbon.

Em novembro será realizado o Webinar Emissões de Carbono na Construção Civil – Do Financiamento à Elaboração do Inventário, com o objetivo de disseminar a CECarbon nas regionais do SindusCon-SP e seus associados​. O evento também terá o lançamento na nova versão do curso prático para uso da ferramenta CECarbon.

Na ocasião, Vanessa destacou a expansão do Programa de logística reversa de latas de aço pós-consumo nos canteiros de obras – SindusCon-SP e PROLATA para a região de Campinas; e promover a logística reversa de latas de aço pós-consumo nos canteiros de obras​

Em relação às Áreas Contaminadas e Coprocessamento​, Vanessa informou a elaboração de Estudos Técnicos para demonstrar a viabilidade de encaminhar solo contaminado para coprocessamento para contrapormos o que está sendo colocado na Resolução SIMA e documento para destinação (CADRI x MTR); e, análise da Decisão de Diretoria CETESB nº 056/2024/E, de 22 de julho de 2024 que trata de gerenciamento de áreas contaminadas. ​

Durante a reunião foi realizada a apresentação da Dexco sobre sua nova Fábrica de Revestimento Cerâmico em Botucatu (SP) por Thaisa Stefano Chaves, coordenadora de venda, Paulo Henrique Barbosa Nunes, Executivo de contas, e Glauber Henrique da Silva Lima, Executivo de contas.

David Fratel, coordenador do Grupo de Trabalho de Recursos Humanos (GTRH) do CTQ, abordou os impactos da reoneração na folha de pagamentos e encargos sociais para as construtoras e as demais empresas do setor e a criação do GT Reoneração da Folha, coordenado pelo Marcelo Moraes e Renato Arbulu. No dia 11 de outubro será realizada uma reunião virtual para debater o tema unificando os trabalhos dos grupos.

Fratel também abordou recente reunião do Fórum Permanente de Negociação sobre a mudança da nomenclatura dos cargos que será validado pelo Sintracon e empresas do setor para que possa aumentar a produtividade e atratividade sem elevar custos.

Maurício Bianchi convidou os participantes para a reunião sobre “A Importância de um Projeto nos Prazos e Custos das Obras Prediais, Introdução Estratégica de Decisões Assertivas”, no dia 3 de dezembro.

Os trabalhos desenvolvidos pelo GT CUB Regional sobre as escolhas dos Padrões Básicos foram apresentados pelo vice-presidente de Economia, Eduardo Zaidan.

Haruo Ishikawa apresentou os resultados do ConstruSer 2024 e abordou a reunião de Segurança do Trabalho Novas Regras da NR18.

Flavio Kupperman, um dos coordenadores do GT Cimbramento, convidou os participantes do CTQ para o lançamento do Manual de Cimbramento no webinar de Lançamento no dia de 13 de novembro às 17 horas. As inscrições serão abertas a partir de 16 de outubro.

William Gilheta destacou as ações do GT Enel e informou que a próxima reunião está agendada para o dia 14 de outubro.

Roberto Pastor apresentou as atividades da Universidade Corporativa SindusCon-SP.

Fonte: SindusconSP