Postado em 8 de setembro de 2025 por sn-admin
Empresa é dona da Empresa Construtora Brasileira (ECB) e, no país, atua em projetos como o VLT de Salvador (BA) e a ampliação da Rodovia Castello Branco, em São Paulo
A Mota-Engil será a empresa que vai construir e gerir o túnel que ligará Santos a Guarujá, no litoral de São Paulo. A empresa vencedora do leilão realizado nesta sexta-feira (2), na B3, apresentou uma proposta com 0,5% de desconto sobre a contrapartida que o poder público pagará mensalmente durante os 30 anos da concessão.
Criada em 1946, a empresa portuguesa opera em 21 países e três continentes. Em 2012, comprou metade da Empresa Construtora Brasileira (ECB), e neste ano adquiriu a totalidade das ações da empresa, que passou a se chamar Mota-Engil Brasil.
O CEO da empresa na esfera global é Carlos Mota Santos. Após sair o resultado do leilão desta sexta, Manoel Antonio Fonseca Vasconcelos Mota, vice-presidente da Mota-Engil Latam-Portugal, falou que o túnel “é uma infraestrutura fundamental para o estado de São Paulo, para o Porto de Santos e para o Brasil”.
O grupo atua em projetos de engenharia rodoviária, ferroviária, industrial, aeroportuária, na mineração, na mobilidade urbana e na área de óleo e gás. Alguns projetos em execução da companhia em solo brasileiro são o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador (BA), e a ampliação da Rodovia Castello Branco, em São Paulo.
O túnel Santos-Guarujá será o primeiro do tipo submerso do Brasil e o maior da América Latina, e será feito com recursos dos governos federal e estadual. Prometida há 100 anos, a travessia promete desafogar a Rodovia Cônego Domênico Rangoni e as balsas, que atualmente são as únicas opções para ir de uma cidade a outra. A travessia entre os dois municípios, que hoje podem chegar a uma hora a depender das condições de trânsito e climáticas, será feita em menos de cinco minutos pelo túnel, que terá passagens para pedestres, ciclistas e faixas para VLT, além de veículos leves e pesados.
Fonte: O Globo