Postado em 1 de julho de 2021 por sn-admin
Seja para ampliar o espaço físico ou contratar mais funcionários, é importante avaliar alguns sinais que guiam a decisão consciente de expandir sua empresa.
Abrir uma empresa e mantê-la de pé já é uma missão desafiadora para qualquer empreendedor, especialmente em um momento de crise como o atual. Só que, mesmo nessa hora difícil, algumas empresas conseguiram crescer.
Se esse é o seu caso, é possível que você já esteja pensando em expandir o seu negócio. Mas como saber se é hora de ir adiante e dar o próximo passo, sem correr risco de que ele seja maior do que a perna e talvez até aproveitando as oportunidades criadas na crise?
Há alguns sinais que podem ajudam a tomar a decisão. Com base no e-book “O que sua empresa quer ser quando crescer? Como conduzir a expansão do seu negócio”, produzido pela Endeavor Brasil e pelo Sebrae, elencamos abaixo alguns indicadores importantes que podem mostrar se chegou a hora da expansão de sua empresa.
Preste atenção no cliente
É o consumidor que deve estar no centro de todas as grandes decisões na vida de um empreendimento. Natural, portanto, que o empreendedor esteja atento aos seus sinais para saber se é hora de expandir o negócio.
Um indicador importante é a construção de uma base sólida de clientes frequentes. Se você percebe que vários consumidores chegam até você, sem que precise procurá-los, há indício de um alto grau de satisfação com os produtos e serviços que sua empresa oferece. Em teoria, isso pode garantir a demanda que justifica mais oferta de um negócio ampliado.
Outro indício de que é hora de expandir pode vir na forma de pedidos para que sua empresa cresça. Se você ouve frequentemente de seus consumidores que deveria oferecer mais produtos ou abrir outras lojas, leve isso em conta.
Um olhar para as finanças
Pergunte às contas de sua empresa se é hora de fazer sua empresa crescer. O primeiro passo para obter a resposta é saber se elas estão organizadas. De nada adianta se voltar para o orçamento em busca de elementos que auxiliem na decisão se, por exemplo, as contas pessoais estiverem misturadas às da empresa.
Uma vez que esteja tudo devidamente ordenado, procure indícios de que chegou o momento de expandir. Um deles pode ser o lucro, mas não se empolgue se for algo recente. Analise se o seu negócio tem lucro substancial por um longo período de tempo, para que esses números não sejam impactados por fatores pontuais, como as vendas de presentes para o Natal.
Calcule, também, se sua empresa terá fundos para se sustentar após a expansão e tenha em mente que o lucro relativo a esse crescimento pode demorar a vir.
Em que ramo você está?
Antes de decidir pela expansão do negócio, informe-se sobre as tendências do segmento em que você atua. Há setores que tendem a crescer nos próximos anos e outros que estão em declínio.
Não adianta planejar a expansão, por exemplo, de uma videolocadora, quando esse tipo de empreendimento tem desaparecido no mundo todo.
Carga de trabalho
Sua empresa tem recusado novos clientes por não ter tempo suficiente para atendê-los? Você e sua equipe têm trabalhado sem parar, de tanta demanda? Se sim, pode ser um forte indício de que é hora de ampliar.
Verifique, primeiramente, se essa rotina atribulada não é resultado de má gestão do seu tempo e de seus funcionários. Se for uma consequência somente do aumento da demanda por seus produtos e serviços, muito provavelmente chegou o momento de contratar mais pessoas ou abrir mais uma loja.
Avalie sua equipe
Expandir significa aumentar, também, as demandas e desafios que recairão sobre sua equipe. É importante, então, lançar um olhar crítico sobre o seu time e avaliar se ele está pronto para assumir essas novas missões.
Veja se seus colaboradores são pró-ativos e capazes de assumir novas responsabilidades antes de decidir pela ampliação de seu negócio.
Autoavaliação
Administrar uma empresa que cresceu de tamanho pode ter implicações pessoais importantes para o empreendedor. Entenda, então, se você deseja e está preparado para essa expansão.
É importante que você avalie, por exemplo, se está pronto a dedicar mais tempo ao seu negócio e se o retorno com a expansão vale esse investimento de tempo e recursos financeiros. Pergunte-se, também, se tem capacitação suficiente para gerir um negócio que está prestes a tomar outra dimensão.