Postado em 10 de novembro de 2021 por sn-admin
Você deve ter ouvido que Mark Zuckerberg quer que o Facebook se torne uma Metaverse Company, e que no início deste ano a Epic Games, empresa que desenvolve a Unreal Engine, anunciou ter concluído uma rodada de financiamento de US$1 bilhão para apoiar o plano de longo prazo para o metaverso. Metaverso é, definitivamente, a palavra da moda mais quente no mundo da tecnologia atualmente. Neste artigo, discutiremos brevemente o que é o metaverso, quem o construirá e, mais importante, por que ele é importante para os arquitetos e como os designers podem desempenhar um papel significativo na economia digital que está por vir?
O que é o metaverso?
Derivado do romance de ficção científica Snowcrash, de 1992, o termo metaverso foi cunhado por Neal Stephenson como um sucessor da Internet e constitui sua visão de como o mundo digital pode evoluir no futuro próximo.
Você pode ter uma ideia de como poderia ser a vida no metaverso em filmes como Jogador nº1 e Matrix, onde qualquer coisa que possamos imaginar pode existir, e podemos nos conectar ao metaverso o tempo todo para estender nossas vidas reais com experiências extraordinárias. Existem muitos artigos por aí que oferecem várias definições e padrões para o metaverso, e aqui estão dois dos meus favoritos: The Metaverse: What It Is, Where to Find it, Who Will Build It, and Fortnite e State of the Metaverse 2021 (ambos em inglês).
Quem construirá o metaverso?
Ao contrário do metaverso centralizado chamado Oasis em Jogador nº1, as comunidades de tecnologia acreditam que o metaverso deve ser um ecossistema aberto e interoperável, não dominado por uma única empresa. Como disse Mark Zuckerberg, “esperamos que no futuro, perguntar se uma empresa está construindo um metaverso soará tão ridículo quanto perguntar a uma empresa como está indo a Internet.”
Ao mesmo tempo, a Roblox e a Epic Games, atualmente as empresas mais atuantes neste debate, também acreditam que o metaverso deve ter genes descentralizados para evitar ser monopolizado por algumas forças. O cofundador da Roblox, Neil Rimer, afirma: “A energia em torno do metaverso virá dos usuários, não da empresa”. O CEO da Epic, Tim Sweeney, também enfatizou: “O metaverso não vem de nenhum gigante da indústria, mas da cristalização da cocriação de milhões de pessoas. Cada um faz sua contribuição para o metaverso por meio da criação de conteúdo, programação e design de jogos. As contribuições também podem agregar valor ao metaverso de outras maneiras.”
Por muitos anos, a Internet consistiu basicamente em um catálogo 2D com hiperlinks, mas agora, finalmente, ela começa a ficar interessante com o potencial para experiências 3D, mudando a maneira como trabalhamos, fazemos compras e vivemos. Nesse sentido, como os arquitetos poderão desempenhar um papel na criação e desenvolvimento do grande metaverso?
Por que isso importa aos arquitetos?
A ascensão da economia digital
O mundo inteiro está testemunhando uma grande mudança da economia real para a economia digital, e a integração das duas foi acelerada drasticamente desde o início da pandemia global.
Vimos várias lojas de material de construção fecharem suas portas, ao mesmo tempo em que a marca de moda Balenciaga optou por estrear sua coleção mais recente em um videogame. Proprietários de imóveis comerciais estão lutando porque os inquilinos estão abandonando os escritórios ou buscando opções menores, enquanto empresas de videoconferência como a Zoom obtiveram enorme sucesso e explodiram em meio à pandemia. Queiramos ou não, a Covid-19 mudou nossa cultura de trabalho, acelerou o crescimento do e-commerce e transformou a forma como as empresas operam. Alguns dos pioneiros na construção de metaversos são jogos, moda, Hollywood e criptografia. Não há outra opção a não ser entrar no novo jogo. Caso contrário, você não sobreviverá enquanto modelo de negócio.
Fonte: Archdaily