Postado em 24 de novembro de 2022 por sn-admin
A pesquisa Indicadores Imobiliários Nacionais do 3º trimestre de 2022 apontou a expansão de 14,4% em valores vendidos de janeiro a setembro deste ano, em relação ao mesmo período de 2021. De acordo com o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins, o dado demonstra o aumento do ticket médio de venda dos imóveis no período, já que o número de unidades vendidas se manteve estável este ano em relação a 2021.
“O aumento do custo dos imóveis mostra que o mercado começou a absorver, no preço, a elevação do custo dos insumos. Isso resultou na redução da venda de imóveis menores e no aumento de imóveis de maior valor”, apontou Martins.
De janeiro a setembro deste ano foram vendidas cerca de 225 mil unidades, o mesmo número dos nove meses do ano passado. Contudo, este ano o mercado movimentou mais de R$ 105 bilhões, já em 2021 o valor geral de venda foi de R$ 92 bilhões, mostrando a expansão de 14,4% no total deste ano. O presidente da Comissão da Indústria Imobiliária da CBIC, Celso Petrucci, destacou que essa elevação se confirma com o aumento no preço dos imóveis no período.
“O ticket médio de lançamentos e vendas aumentou bastante, mas mesmo no preço do imóvel, estamos com uma defasagem de praticamente 2% em relação ao INCC (Índice Nacional do Custo da Construção) acumulado. O que pode demonstrar um equilíbrio entre o INCC e preço aparecendo a partir do quarto trimestre deste ano”, apontou.
O estudo Indicadores Imobiliários Nacionais é realizado desde 2016 pela CBIC e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional), em parceria com a Brain Inteligência Estratégica. O trabalho foi divulgado em coletiva de imprensa online nesta quinta-feira (10), com os dados coletados e analisados de 199 municípios, incluindo as 27 capitais. Algumas cidades foram avaliadas individualmente ou dentro das respectivas regiões metropolitanas.
Fonte: CBIC