Conheça a arquitetura da Sérvia, o 1º adversário do Brasil na Copa

Postado em 5 de dezembro de 2022 por

Em consonância com uma nação que existe desde o século 8 – o Principado da Sérvia foi estabelecido pela primeira vez no ano 780 –, a arquitetura da Sérvia é imensamente variada. É possível encontrar no país uma gama de estilos de construção em exibição nos edifícios e nas estruturas das cidades.

Abaixo, conheça oito projetos que demonstram o melhor da arquitetura dessa nação, o primeiro adversário do Brasil na Copa do Mundo de 2022.

1. Igreja de São Marcos

A Igreja de São Marcos, em Belgrado, poderia ser um exemplo marcante da arquitetura servo-bizantina, no entanto, ela foi construída apenas em 1940. Localizada ao lado do Parque Tašmajdan, a estrutura foi criada para satisfazer as demandas religiosas de uma cidade em pleno desenvolvimento, recuperando-se de séculos de conflito. Apesar de outras guerras terem assolado a Sérvia nos anos seguintes, a Igreja Ortodoxa Sérvia sobreviveu até hoje.

2. Mosteiro Studenica

Localizado a 39 km ao sul de Kraljevo, o Mosteiro de Studenica é o maior mosteiro sérvio. Sua arquitetura combina elementos românicos e bizantinos e design eslavo e cristão para criar uma estrutura majestosa.

3. Igreja de São Sava, Belgrado

Esta é uma das maiores igrejas ortodoxas do mundo, construída no local onde os restos mortais do santo homônimo foram incinerados pelos otomanos em 1595. O projeto foi iniciado no final do século 19, mas o exterior não foi concluído até 1989 e o interior permanece inacabado.

4. Prefeitura de Subotica, Subotica

Localizada na fronteira com a Hungria, Subotica é uma cidade da província de Vojvodina, no norte da Sérvia. A prefeitura é um exemplo da art nouveau húngara, projetada por arquitetos de Budapeste e concluída em 1912.

5. Oplenac, Topola

Conhecida coloquialmente como Oplenac, a Igreja de São Jorge em Topola é outra referência da arquitetura sacra ortodoxas. Construída em 1910, ela também funciona como um mausoléu para todo o clã Karađorđević, com seis gerações da família real enterradas ali. No interior, o destaque fica para um mosaico composto por 40 milhões de peças coloridas.

6. Portão Ocidental da Cidade, Belgrado

https://s2.glbimg.com/E7rTYfILXE66o5HVwGBD7DnMaNU=/0x0:1400×788/984×0/smart/filters:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_a0b7e59562ef42049f4e191fe476fe7d/internal_photos/bs/2022/L/R/AmAhQlRTK0C5jdPTx3Gg/6.jpeg

O Portão Ocidental da Cidade de Belgrado é um elemento futurista em meio à arquitetura com tantas referências ao passado. O arranha-céu de 35 andares é um icônico elemento brutalista na região.

7. Igreja do Santo Imperador Constantino e da Imperatriz Helena, Nis

A Igreja do Santo Imperador Constantino e da Imperatriz Helena é dedicada ao imperador romano nascido em Nis e à sua mãe Helena. A construção do templo começou em 1999, assinada por Jovan Mandić.

8. Tribunal do Patriarcado, Sremski Karlovci

O Tribunal do Patriarcado é um edifício histórico que foi a sede do Patriarcado de Karlovci entre 1848 e 1920. A arquitetura é assinada pelo arquiteto Vladimir Nikolić com inspiração nos palácios italianos. Atualmente, o prédio abriga o Museu da Igreja Ortodoxa Sérvia.

Fonte: Revista Casa e Jardim