Postado em 22 de maio de 2023 por sn-admin
26 mai – 2023 das 08:30 às 18:00 – RIO DE JANEIRO
Clientes Navis poderão participar gratuitamente, a participação no congresso custa R$ 599,00 e os 20 primeiros clientes que confirmarem a participação terão 100% de descontos e os outros 20 clientes, terão 80% de desconto.
As inscrições deverão ser encaminhadas por e-mail: rodrigoalvim@sistemanavis.com.br informando seu nome completo, whatsapp e escritório em que você trabalha – VAGAS LIMITADAS
CONGRESSO BRASILEIRO DE GUARDA-CORPO
tema: Arquitetura, Segurança e Normatização
“Guarda corpo não é item de decoração, guarda corpo e item de segurança”
Os guarda-corpos compõem a arquitetura dos edifícios e estão mais presentes do que nunca na atual tendência de apartamentos com varandas.
São utilizadas diversas tecnologias como alumínio, aço, vidro, e a tradicional alvenaria. A busca visa atender as demandas de desenhos dos arquitetos, compondo tramas mais elaboradas ou mesmo clean.
Quando o assunto envolve a qualidade e critérios para o design e a produção dos guarda-corpos, a referência do mercado da Construção Civil é a ABNT NBR 14.718, criada em 2001 e revisada em 2019. Foi determinante para essa revisão, o fato de meio técnico ter questionado a viabilidade prática de algumas determinações do texto, consideradas desnecessárias ou, mesmo, limitantes do ponto de vista do projeto e da execução.
A normativa oferece parâmetros para que o projetista possa desenvolver esse elemento, a partir do seu conceito arquitetônico, liberando a criatividade. O Congresso oferecerá aos arquitetos e profissionais do setor as informações mais atualizadas e propor uma carta aberta ao setor.
ENSAIOS QUE GARANTEM MAIOR QUALIDADE
A NBR 14.718 utiliza o conceito presente nas normas estrangeiras de zonas de estacionamento e de recepção. A função do guarda-corpo é garantir segurança aos usuários e seu uso só é obrigatório diante de um desnível maior do que 1m10. Assim, a Zona de Recepção é a área onde estão as pessoas, a própria varanda. Os ensaios de laboratório avaliam o esforço estático vertical e esforço estático horizontal, e de impacto, com a aplicação de carga de impacto por metro linear de guarda-corpo, englobando a pré-carga, carga de uso e carga de segurança. Isso também é tema do CONGRESSO que deverá ser discutido e aprofundado.
OBJETIVOS
Lançar um olhar múltiplo por meio das experiências de renomados profissionais da área, arquitetos e especialistas da indústria e de instituições afins.
Ampliar a visão dos profissionais dos escritórios de arquitetura, de todos os portes, além de fabricantes e agentes comerciais.
PÚBLICO-ALVO
– arquitetos
– construtores
– fabricantes
– agentes comerciais
COMO VAI FUNCIONAR
O Congresso oferecerá aos participantes 06 grandes painéis com convidados de relevância no cenário nacional. Os maiores especialistas do tema reunidos com especificadores, fabricantes e técnicos especializados em normas e ensaios para uma discussão aprofundada.
PROGRAMAÇÃO
DIA 26. MAIO – sexta – 8h30 – 18h30 (com intervalo para almoço)
– CAFÉ DE BOAS-VINDAS
– 03 PAINÉIS – MANHÃ COM COFFEE-BREAK
– 03 PAINÉIS – TARDE COM COFFEE-BREAK
– TALK-SHOW COM CARTA ABERTA
– ENCERRAMENTO
Fonte: Sympla