Postado em 20 de outubro de 2023 por sn-admin
Ao longo da história da arquitetura, a madeira tem sido um elemento fundamental na evolução do projeto e da construção de edifícios. Desde as antigas estruturas de madeira do Japão até as catedrais europeias medievais, a capacidade estrutural e o apelo estético da madeira deixaram uma marca indelével na civilização humana. Somente na Revolução Industrial é que ocorreu uma mudança significativa em direção aos materiais de construção alternativos, como aço e concreto, relegando o material a um papel secundário na construção. No entanto, à medida que os arquitetos contemporâneos enfrentam as consequências das alterações climáticas, a madeira tem registado um regresso notável, oferecendo uma alternativa ecológica e estruturalmente robusta. Empresas de renome internacional estão centrando seus projetos no potencial da madeira, abraçando a sua rica história e, ao mesmo tempo, aproveitando tecnologias avançadas para criar estruturas inspiradoras e sustentáveis que representam uma mistura harmoniosa de sabedoria histórica e inovação moderna.
Em uma era marcada por preocupações crescentes com as mudanças climáticas e a sustentabilidade, o ressurgimento da construção em madeira não está relegado apenas às características externas dos edifícios. Embora as inúmeras vantagens ecológicas e arquitetônicas do material o tornem um recurso popular para utilização em massa, o calor inerente e o efeito aconchegante da madeira já revelam os seus benefícios numa escala muito menor. Estilos de espaços internos como o moderno, de meados do século, o contemporâneo e o farmhouse colocam a madeira no centro das atenções criando uma sensação orgânica versátil e esteticamente agradável em uma variedade de espaços. Móveis de madeira, pisos, tetos ou detalhes decorativos fornecem pontos de referência naturais que ancoram as composições internas e as transformam em um todo harmonioso.
Este apelo estético inerente é acompanhado pela integridade do material, uma vez que pode ser trabalhado numa variedade de formas, desde esculturas ornamentadas até sistemas de suporte de carga. Como tal, é ideal para compor outra subcategoria menos formalizada: estruturas internas. Desde sistemas de divisão de ambientes em grande escala até escadas, bancos integrados ou casas inteiras dentro de outras casas, esses 30 projetos do nosso banco de dados ArchDaily vão na contramão ao apresentar a madeira em formas inesperadas aplicadas em espaços internos.
Escritórios
Embora as vigas expostas possam ser comuns em interiores de escritórios, estes projetos mostram a madeira em formas mais radicais. Alguns utilizam suas propriedades acústicas para reduzir a poluição sonora e aumentar a produtividade por meio de painéis de forro, enquanto outros recorrem às conotações conectivas do material para criar áreas comuns em grande escala, soluções de armazenamento integradas, arranjos de assentos incomuns ou estações de trabalho com vários níveis. Em uma era na qual o design do local de trabalho enfatiza cada vez mais o bem-estar dos funcionários, estas estruturas de madeira acrescentam um toque de natureza ao escritório moderno, ao mesmo tempo que criam uma atmosfera propícia à colaboração e à criatividade.
BetterLife Group Headquarter / TEMP
Comma Lab / J.C. Architecture
Office M / takaomi yoshimoto + associates
Ground Work Space / INTG.
Fibras Orientadas Office / Juan Alberto Andrade + María José Vascones
Restaurantes & Bares
As estruturas de madeira nos interiores de restaurantes e bares trazem a sensação de calor e autenticidade características dos espaços de refeições, criando atmosferas memoráveis e convidativas por meio de texturas e tons naturais. A durabilidade e versatilidade da madeira fazem dela uma escolha prática para lidar com os rigores do uso diário de alto tráfego e as flutuações de umidade ou temperatura devido ao cozimento – tudo isso enquanto permite possibilidades de design inovadoras e inesperadas. Quer sejam utilizadas para revestimentos de parede inovadores ou acessórios personalizados, estas estruturas de madeira em interiores de restaurantes criam um ambiente espacial inovador que complementa as delícias culinárias servidas.
Ryoutei Matsuko + Matsuko Fast Food / Tsutsumi and Associates
Kosushi Miami Restaurant / Studio Arthur Casas
Casa Co Coffee Shop / be.bo + m.o.o.c.
Costa Nova Sailing Club Restaurant / Ferreira Arquitectos
Wonderland Cafe / XIAO.DESIGN
Lojas
Nestes interiores comerciais, estruturas de madeira inesperadas servem como elementos-chave na criação de experiências de compra memoráveis. Desde estantes de madeira que exibem produtos com elegância até intrincadas divisórias que definem zonas comerciais únicas ou peças centrais esculturais as quais servem principalmente como cenários fotogênicos, a madeira contribui para o ambiente e o caráter de cada loja. Texturas e tons naturais também criam um cenário agradável para as mercadorias, convidando os clientes a interagir com os produtos de maneira tátil e sensorial.
We Are Knitters Store / Mazumdar Bravo
TEA-Z Store / AFFD
HANROW WOOD Taiyuan / HOOOLDESIGN STUDIO
Zhongsuge Bookstore in Beijing Lafayette / X+Living
Apple Central World Bangkok / Foster + Partners
Fonte: Archdaily