Postado em 28 de novembro de 2023 por sn-admin
CASAS
•
SÃO PAULO, BRASIL
Arquitetos: Estúdio Arthur Casas
Área: 651 m²
Ano: 2019
Fotografias: Fernando Guerra | FG+SG
Fabricantes: Oikos , Arali , Art des caves , Galleria Della Pietra , Gigli , Lumisystem , Pagliotto , Plancus
O ponto de partida do projeto desta residência, em São Paulo, foi o cobogó inserido em sua fachada e projetado por Arthur Casas. O formato tridimensional da cobertura preserva a visão do interior da casa e proporciona privacidade aos moradores, um jovem casal com dois filhos pequenos. O muro de vergalhão com jardim suspenso na lateral do lote foi pensado para suportar o crescimento da vegetação, criando uma agradável divisória verde entre a rua e a casa.
A fachada, em concreto arquitetônico moldado no local, tem as esquadrias e as luminárias embutidas no momento da concretagem. Sua pigmentação exigiu diversos testes e provas para chegar à coloração ideal. , o concreto pigmentado ocre foi o ponto focal para a definição e escolha da paleta de cores dos demais acabamentos e revestimentos, como madeiras, metais e tintas.
Por se tratar de uma casa com programa extenso em um pequeno terreno, o layout foi dividido em níveis configurados pelos andares – todos interligados por elevador para promover a circulação vertical. Também foi criado um poço inglês para entrada de luz e ventilação natural no subsolo, onde ficam a garagem, adega, escritório, área de serviço e arrecadação.
No primeiro andar ficam a sala e cozinha integradas, lavabo, churrasqueira e jardim. Os demais andares abrigam as suítes infantis, a suíte master e a suíte de hóspedes. A cobertura concentra-se nas áreas de lazer, com piscina e deck.
O design de interiores conta com móveis de grandes nomes do design nacional e internacional, como Sergio Rodrigues, Charles Eames, Lina Bo Bardi, Jean Gillon e Ricardo Fasanello, além de peças assinadas por Arthur Casas, como a mesa de jantar Apache, o Mesa de centro Antigua, abajures Emiliano, Basset e Sinatra, cadeira Xingu, chaise-longue Ripas e centro de mesa Jacarandá.
Fonte: Archdaily