Postado em 30 de novembro de 2023 por sn-admin
APARTAMENTOS • SÃO PAULO, BRASIL
Arquitetos: Tríptico
Área: 18.188 m²
Ano: 2023
Fotografias: Maira Acayaba e Edu Castello , Maira Acayaba
TRIPTYQUE Architecture apresenta Onze22, um edifício residencial que transcende o clássico bloco de torres como um conjunto de lajes suspensas sobrepostas, intercaladas com paredes de vidro. Devido a esta estrutura enquadrar a paisagem urbana em 360 graus, Onze22 promove total fluidez entre o exterior e o interior. Este projeto convida os usuários a se relacionarem com a cidade, não como algo que está fora – aqui, a vista compõe os espaços como se fizessem parte da decoração.
“ Cada ponto da varanda convida a observar São Paulo, proporcionando vistas infinitas e, nos cantos, a possibilidade de deixar o olhar seguir em diferentes direções”, afirma Gui Sibaud, sócio-fundador da agência TRIPTYQUE, que idealizou o projeto .
A pele transparente do edifício garante que os espaços dos estúdios e apartamentos sejam banhados por luz natural. Uma varanda coberta os envolve por completo, ampliando os espaços e garantindo proteção contra o excesso de sol.
Quarto projeto da TRIPTYQUE para IdeaZarvos! na Vila Madalena, São Paulo, Onze22 parece emergir de um cinturão verde, como se fosse uma árvore viva dominante.
O prédio está “plantado” na Rua Agissê 287, próximo a uma grande praça arborizada, e manifesta o ativismo da agência franco-brasileira por um novo pacto entre a natureza e a cidade. No térreo do empreendimento, composto por duas torres (casa e estúdio), os pilares de 6m de altura facilitam o diálogo com o entorno.
“ Os Pilotis permitem uma transição suave e difusa entre o público (a rua) e o privado ”, explica Olivier Raffaëlli, sócio fundador da TRIPTYQUE.
O paisagismo, projetado por Rodrigo Oliveira, estende a exuberante vegetação da praça vizinha para o interior do terreno, num exercício de continuidade. Este jardim tropical envolve as áreas comuns – também totalmente envidraçadas – de um edifício sem vedações, cuja geometria original dificulta a diferenciação entre a fachada e as traseiras do edifício (no Onze22, todos os lados são fachadas).
Os primeiros andares dão para a praça e, dos andares superiores, o panorama aberto do bairro oferece vistas deslumbrantes sobre a paisagem circundante.
Fonte: Archdaily