Especialistas orientam prefeituras sobre novas modalidades de financiamento de casas populares

Postado em 29 de março de 2024 por

O SindusCon-SP-Sindicato da Indústria da Construção do Estado de São Paulo recebe prefeituras da Região Metropolitana para o “Seminário MCMV Cidades e Casa Paulista” em Ribeirão Preto. O evento orientará gestores municipais sobre o acesso aos programas habitacionais com objetivo de acelerar a diminuição do déficit habitacional na região. O seminário acontece na próxima sexta-feira (22), na sede da AEAARP-Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto, com participação do secretário nacional da Habitação, Hailton Madureira.

Em 2023 houve mudanças nas regras do programa federal que adicionaram novas modalidades de financiamento de casas populares. “É a oportunidade para intervir em uma questão social sensível, que é a habitacional, e também de fomentar novos negócios, que proporcionam emprego e renda em todos os níveis da cadeia produtiva”, avalia Fernando Junqueira, vice-presidente do Interior do SindusCon-SP. De acordo com a Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano de Ribeirão Preto, o déficit habitacional da cidade é de 30.423.

O superintendente da Caixa Econômica Federal em Ribeirão Preto, Nielder Tarsus, e a vice-presidente de Habitação do SindusCon-SP, Daniela Ferrari, também estarão presentes. Eles apresentarão aos gestores os caminhos para que as prefeituras acessem recursos públicos para financiar programas de moradia popular.

Ana Maria Castelo, coordenadora de Projetos da Construção do Ibre-Instituto Brasileiro de Economia da FGV, vai apresentar o perfil conjuntural do setor, em participação por teleconferência ao vivo.

O Seminário MCMV Cidades e Casa Paulista (Carta de crédito) acontecerá em formato híbrido, com inscrições gratuitas.

SERVIÇO

Seminário MCMV Cidades e Casa Paulista do SindusCon-SP

Data: 22 de março – sexta-feira

Horário: 8h30 às 10h30

Onde: Rua Clemente Ferreira, 330 – sede AEAARP

Inscrições: gratuitas pelo link https://forms.gle/6Gi4YhgBFtR7Pg6R9

Fonte: Araraquara News