Edifício Varanda Cidade Jardim / aflalo/gasperini arquitetos

Postado em 12 de abril de 2024 por

ARQUITETURA DE USO MISTO, APARTAMENTOS, EDIFÍCIOS DE ESCRITÓRIOS • SÃO PAULO, BRASIL
Arquitetos: aflalo/gasperini arquitetos
Área: 22810 m²
Ano: 2023
Fotografias:Ana Mello

Reunir em um único empreendimento residências, escritórios e estabelecimentos comerciais é um desafio do ponto de vista arquitetônico. Isso porque exige a implementação de soluções que proporcionem conforto e bem-estar para moradores, ao mesmo tempo em que garantem a funcionalidade para aqueles que frequentam o local a trabalho. Nesse contexto, o escritório aflalo/gasperini arquitetos assumiu o desafio de projetar o Varanda Cidade Jardim, empreendimento de uso misto composto por um edifício corporativo, um prédio residencial, além de um supermercado da rede Varanda.

“O maior desafio foi a fase da implantação, pois o supermercado teve de ser mantido no terreno e não poderia parar seu funcionamento”, conta Felipe Aflalo Herman, sócio-diretor da aflalo/gasperini arquitetos.

O empreendimento tem origem no terreno onde está localizado o supermercado, inaugurado há mais de três décadas, entre as ruas Tajurás e Itapé-Açu, no bairro Cidade Jardim. Com arquitetura contemporânea, integrando os ambientes e valorizando a luminosidade natural, o edifício ocupa a confluência da ponte Cidade Jardim sobre a Marginal Pinheiros, local de grande visibilidade e passagem para o bairro residencial do Morumbi.

Embora estejam localizados no mesmo condomínio, os três usos são completamente independentes em termos de espaço físico, acessos e garagens. No entanto, ao mesmo tempo, oferecem a qualidade de vida urbana que essa combinação permite. O térreo não possui gradis, promovendo uma maior integração com a cidade, com exceção da área residencial, que é mais reservada, e mesmo assim tem grandes canteiros ajardinados em toda a extensão da calçada, criando um agradável passeio para os moradores, vizinhos e pedestres.

O edifício corporativo possui 7 pavimentos, com lajes de 800 m2 e um núcleo lateral que permite a divisão em dois conjuntos. Seu design apresenta uma curvatura que segue o contorno da esquina e aproveita vistas distantes do bairro Cidade Jardim e do Rio Pinheiros. A torre residencial, situada na Rua Itapé-Açu, é composta por 8 pavimentos com apartamentos que variam entre 83 e 252m2.

O Varanda Cidade Jardim possui uma extensa fachada ativa, que promove a livre circulação de pessoas e oferece vistas panorâmicas dos gramados do Jockey Clube. A arquitetura da parte comercial acompanha o contorno do terreno, marcando a esquina em um estilo de caixilharia inspirado no “mondrian”. O residencial explora uma linguagem minimalista, com concreto aparente que envolve toda a estrutura do edifício, e o uso da madeira nos terraços.

Fonte: Archdaily