Postado em 13 de junho de 2024 por sn-admin
O BIM é capaz de transformar a maneira como os empreendimentos são concebidos, construídos e gerenciados. Seus principais benefícios são a redução de custos e de prazos, a melhoria na comunicação entre todos os agentes envolvidos no projeto, o maior controle sobre a execução da obra e o resultado mais fidedigno ao que será implantado.
A metodologia BIM faz parte de um processo de transformação digital implementado no setor da mineração e ainda pouco explorado em áreas como arquitetura, engenharia e construção. Difundida no Brasil no início dos anos 2000, a tecnologia possibilita o desenvolvimento de um modelo digital e tridimensional de todas as etapas de um empreendimento, desde o planejamento até a construção, passando pelas operações e garantindo um gerenciamento de projeto íntegro e organizado.
Na mineração, a utilização do BIM otimiza a exploração e extração de recursos minerais. Ao mapear detalhadamente o terreno e os depósitos minerais, os usuários podem simular diferentes cenários e identificar a abordagem mais eficiente e segura para cada caso.
Além disso, o BIM possibilita a análise de impacto ambiental e a implementação de práticas sustentáveis, favorecendo uma operação responsável e de baixo impacto. Embora a adoção do BIM na mineração ainda esteja em crescimento, há uma tendência crescente devido aos benefícios em termos de eficiência operacional, segurança e gestão de ativos.
Fonte: Revista AdNormas