Postado em 24 de julho de 2024 por sn-admin
O escritório Korman Arquitetos explica dicas para incorporar as cores naturais – como bege, marrom, verde e terracota – na sua decoração.
Algumas tendências não apenas se destacam, mas se perpetuam ao longo dos anos pela sua capacidade particular de elaborar ambientes elegantes e acolhedores. Entre essas, os tons naturais têm se consolidado, tanto no meio de profissionais quanto de amantes do design, e isso ocorre, principalmente, como reflexo de um período que nos fez buscar conexões, sejam essas com a natureza, sociais ou com nós mesmos.
Projeto de Korman Arquitetos.
Foto: Eduardo Pozella/Divulgação / Casa.com
Para melhor clarificar a tendência no décor, as arquitetas Carina e Ieda Korman, à frente do escritório Korman Arquitetos, exploram o apelo duradouro dessas cores e demonstram como podem ser harmoniosamente integradas nos mais diversos estilos decorativos.
Tons naturais: por que são tão populares?
A busca crescente por bem-estar e conforto dentro das residências é o fator chave para torná-las uma escolha bastante popular e relevante no design moderno. Mas não só isso, as profissionais da Korman Arquitetos explicam que as cores naturais são muito apreciadas pela capacidade de conceber um ambiente que parece estar sempre atualizado e nunca fora de moda.
Projeto de Studio A+G.
Foto: Luiza Schreier/Divulgação / Casa.com
“Sem dúvidas, é uma forma de trazer a natureza para dentro de casa, algo que se tornou ainda mais importante nos últimos anos, com as pessoas buscando um refúgio contra o estresse cotidiano”, ressalta Carina Korman.
Projeto de Larissa Albuquerque.
Foto: Divulgação/Divulgação / Casa.com
Essas cores despertam sensações de calma e tranquilidade que atribuem um impacto psicológico positivo. Além disso, elas são extremamente democráticas e podem ser adaptadas para qualquer tipo de projeto, complementa Ieda Korman. “Sua versatilidade permite que sejam integradas em diversos estilos decorativos, desde o escandinavo ao rústico, garantindo uma estética atemporal”, diz. Além disso, as arquitetas analisam que a paleta está sempre em movimento, uma vez que sempre recebem atualizações através do desenvolvimento de novas tonalidades.
Quais são os tons tendência
As arquitetas garantem que a especificação dessas cores não se refere à uma moda passageira, pois oferecem uma paleta atemporal. Veja algumas dessas tonalidades e suas características únicas:
Bege areia
Projeto de Korman Arquitetos.
Foto: Eduardo Pozella/Divulgação / Casa.com
Este tom suave é ideal para obter uma base neutra em qualquer ambiente.
Projeto de MBV Arquitetura.
Foto: Fotos: Lilia Mendel/Produção visual: @puadigiorgio/Divulgação / Casa.com
“O bege areia é extremamente versátil e pode ser empregado em qualquer cômodo, trazendo luminosidade e um toque de sofisticação”, comenta Ieda.
Projeto de Studio Leandro Neves.
Foto: Luiza Schreier/Divulgação / Casa.com
Ainda de acordo com ela, se sintoniza bem com outros tons, proporcionando um pano de fundo perfeito para o décor. No entanto, se aplicado em excesso, torna o ambiente monótono ou sem personalidade e, para evitar esse erro, é recomendada a complementação com texturas e acessórios variados.
Fonte: Terra