Postado em 14 de outubro de 2024 por sn-admin
A empresa responsável pelo Jeddah Tower (ou Torre de Jedah) tem proposta ambiciosa: construir o arranha-céu mais alto do mundo, com mais de um quilômetro de extensão e superando o Burj Khalifa, atual detentor do título. O projeto está em andamento há mais de uma década na Arábia Saudita e sofreu com adiamentos.
Há cerca de um ano, a construção foi retomada (o Olhar Digital reportou aqui), mas, na época, não havia data de estreia para o edifício. Agora, a data de conclusão foi revelada, nesta semana, e está mais próxima do que imaginamos.
Arranha-céu supera o Burj Khalifa e será o mais alto do mundo (Imagem: Divulgação/Jeddah Economic Company)
Jeddah Tower será o arranha-céu mais alto do mundo
O arranha-céu mais alto do mundo já teve alguns nomes, como Kingdom Tower e Mile-High Tower. Atualmente, ele é conhecido como Jeddah Tower, mas passou por nova mudança: Jeddah Economic Company Tower (ou só JEC Tower).
O edifício, localizado na Arábia Saudita, terá altura de 1,7 km e se consolidará como o mais alto do mundo (quando ficar pronto).
O atual recordista é o Burj Khalifa, com 828 metros. Para se ter uma ideia, a extensão do novo arranha-céu será três vezes a altura da Torre Eiffel, mais de duas vezes a altura do Empire State Building e quase duas vezes a altura do One World Trade Center (o arranha-céu mais alto dos Estados Unidos).
Outro edifício de 1,6 km estava sendo planejado pela empresa Foster + Partners e poderia bater o recorde do JEC Tower, mas não há confirmação de que sairá do papel.
Edifício terá o observatório mais alto do mundo (Imagem: Divulgação/Adrian Smith & Gordon Gill Architecture)
Edifício ganha data de estreia
O então Jeddah Tower retomou as obras em setembro do ano passado, depois de uma série de paralisações por problemas envolvendo a família do príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman. Na época, eram apenas 60 andares e não havia previsão de finalização.
De acordo com o New Atlas, o empreendimento ganhou data para estrear: o arranha-céu deverá ficar pronto até 2028. O empresário saudita Alwaleed Bin Talal Al Saud confirmou a retomada das obras com vídeo publicado no X (antigo Twitter), com a legenda “Estamos de volta”.
Sua empresa, a Kindgom Holding Company, anunciou novo contrato com investimento de 7,2 bilhões riyal sauditas, ou mais de R$ 10,5 bilhões.
Fonte: Olhar Digital