Postado em 22 de outubro de 2024 por sn-admin
Home office 100%: flexibilidade e produtividade como estratégia de sucesso
Nos últimos anos, o modelo de trabalho remoto passou de uma necessidade emergencial para uma prática consolidada em diversas empresas. No caso da Kipiai, adotamos o home office 100% como uma estratégia que vai além da mera resposta às circunstâncias da pandemia, tornando-se um pilar estratégico de flexibilidade e retenção de talentos.
O modelo remoto não apenas funcionou bem para nós, como trouxe vantagens claras, tanto para a empresa quanto para os nossos colaboradores.
Olhando para a nossa experiência, o home office tem nos proporcionado ganhos importantes em termos de flexibilidade e engajamento. Como head de Gente e Gestão, posso afirmar que a produtividade e os resultados não só se mantiveram, como também cresceram com a adoção integral do trabalho remoto.
Home office = mais autonomia e ganhos na área pessoal
Isso ocorre porque, ao oferecer aos colaboradores mais autonomia e a possibilidade de conciliar vida pessoal e profissional de forma mais equilibrada, o nível de engajamento aumenta.
Sentimos na prática que o modelo remoto, quando bem estruturado, impulsiona o comprometimento e a entrega de resultados consistentes.
Otimização dos recursos
Além disso, a adoção do home office gera uma otimização de recursos. Elimina-se a necessidade de grandes investimentos em infraestrutura física, como escritórios e despesas operacionais, o que impacta positivamente o orçamento da empresa. Ao mesmo tempo, os colaboradores economizam tempo e dinheiro com deslocamento, o que contribui para o bem-estar e a qualidade de vida.
No entanto, sabemos que trabalhar remotamente também apresenta desafios, como a falta de interação presencial. Para contornar isso, adotamos práticas de integração que reforçam o espírito de equipe e as conexões interpessoais.
Dicas para interações fora do online
Mensalmente, organizamos happy hours e encontros mensais presenciais, que são oportunidades de nos reunirmos fora do ambiente online, bem como o escritório físico para o time que quiser usá-lo esporadicamente.
Esses encontros são valiosos para fortalecer as relações internas, promover dinâmicas de integração e manter o nosso time unido, mesmo à distância.
Essa prática tem funcionado muito bem para nós, criando um equilíbrio saudável entre o trabalho remoto e a convivência pessoal.
Como ficam as necessidades dos clientes?
Um ponto que sempre ponderamos em nossa empresa é a relação entre o modelo de trabalho e as necessidades dos nossos clientes. Como prestadores de serviço, reconhecemos que nossos clientes operam em um regime de cinco dias por semana.
Para nós, seria complicado adotar um modelo de quatro dias, por exemplo, sem que o mercado como um todo seguisse essa tendência. Nossa flexibilidade se adapta às demandas dos clientes, o que garante a continuidade do atendimento e a entrega de resultados alinhados às expectativas.
Dessa forma, acredito que o home office 100% não só é viável como pode ser altamente estratégico, desde que bem implementado. Com efeito, em nossa empresa conseguimos equilibrar flexibilidade, produtividade e uma forte conexão com nossos colaboradores, mantendo sempre o foco nas necessidades dos nossos clientes. É um modelo que veio para ficar e, com as devidas adaptações, pode beneficiar empresas de diferentes setores.
Por Silmara Araujo, Head de Gente e Gestão na Kipiai, agência de marketing digital.
Fonte: RH Pra Você