Casa de 350 m² vira refúgio minimalista em meio à natureza de SC

Postado em 31 de outubro de 2024 por

A residência de arquitetura simples e com muitas aberturas de vidro se integra por completo à paisagem exuberante ao redor das montanhas de Vargem do Cedro

Localizada em meio as montanhas de Vargem do Cedro, em São Martinho (SC), essa casa minimalista de 350 m² foi projetada pela arquiteta Letícia Medeiros (@arqleticiamedeiros) para ser o refúgio de um jovem solteiro. Foram dois anos de obras até que o oásis particular estivesse pronto para receber o proprietário, sua família e amigos.

Segundo Letícia, o morador pediu que o contato com o exterior fosse constante, permitindo uma conexão plena com a paisagem e criando um espaço acolhedor para os momentos de descanso e descontração.

“Desde o início, ele desejava que o imóvel fosse um grande cubo de vidro, como se tivesse sido delicadamente apoiado no terreno, com uma arquitetura leve e simples, em harmonia com a natureza”, explica a profissional.

A arquitetura reflete o estilo mais sóbrio e minimalista do jovem proprietário, com poucos elementos visuais e o uso de contrastes entre branco, concreto, preto e madeira.

CIRCULAÇÃO | O cantinho entre o living e a área íntima apresenta painel ripado de MDF amadeirado Tinto, da Arauco, feito por marcenaria local, complementado por pequenas decorações pontuais, trazendo personalidade, mas sem perder de vista o estilo minimalista do projeto. Banco “Domino”, da Iludi Design. Vaso do Studio Pedrazzi. Quadros da Artimage — Foto: Fábio Jr. Severo / Divulgação
“As grandes aberturas em todos os ambientes são, sem dúvida, um dos principais destaques do projeto, permitindo uma integração fluida entre interior e exterior”, destaca Letícia.

Graças às janelas e paredes de vidro, a luz natural inunda todos os cômodos. “Já a ventilação cruzada mantém a casa sempre arejada, proporcionando uma sensação de estar fora da residência mesmo na parte interna”, fala a arquiteta.

A decoração e o mobiliário foram escolhidos com base nas preferências do morador e ajudaram a evidenciar e valorizar ainda mais o entorno. Os móveis soltos seguiram um estilo mais modernista, com linhas leves e simples, garantindo atemporalidade ao projeto.

Na sala de estar, uma parede de vidro acomoda um espaço para guardar vinhos, permitindo a passagem da luz natural. Leve e sutil, a adega não sobrecarrega o ambiente.


COZINHA | O espaço completamente branco, sem puxadores ou elementos aparentes, garante um visual minimalista. Ao lado da bancada, uma grande abertura em vidro traz a luz natural para dentro e acomoda uma adega do outro lado. Marcenaria feita com MDF Branco Diamante, da Duratex, feita por empresa local. Metais importados pelo morador. Bancada de quartzo Branco Zeus, feita por marmoraria local. Fruteira de concreto da Traço Design. Apoio de madeira da Iludi Design. Piso com revestimento Barcelona Bloc, da Delta. Adega de vidro executada pela DN Serralheria. Iluminação da Lumins — Foto: Fábio Jr. Severo / Divulgação

O jardim que adentra o living faz da natureza parte da decoração. Um painel amadeirado ripado oculta as portas de acesso à área íntima e ao lavabo, mantendo a estética limpa.

“O living foi pensado como um espaço fluido e versátil, com poucos elementos, permitindo que o foco seja na paisagem ao redor. O grande sofá e as poltronas garantem conforto para receber todos os convidados, enquanto a vista faz as vezes de um grande quadro natural”, diz Letícia.


COZINHA | Os eletrodomésticos ficaram integrados à marcenaria da ilha, ocultando-os para manter a uniformidade. A marcenaria também esconde a porta de acesso à área de serviço. Eletrodomésticos da Brastemp. Banco “Xaxado”, do Mula Preta — Foto: Fábio Jr. Severo / Divulgação

O proprietário também queria uma cozinha completamente branca, sem puxadores ou elementos aparentes, para garantir um visual minimalista. Ao lado da bancada, uma grande abertura em vidro ilumina o cômodo e traz o verde para dentro, fazendo um contraste com a parede de concreto da escada externa.

Fonte: Revista Casa e Jardim