Fachadas ventiladas: solução eco-eficiente

Postado em 10 de abril de 2025 por

Sistema utilizado em empreendimentos comerciais e residenciais reduz a necessidade de climatização artificial.

Por Baggio Schiavon

Eficiência energética é uma das expressões mais associadas à relevância das fachadas ventiladas, sistema capaz de reduzir entre 30% a 50% do consumo de energia de um edifício. Movida pela inovação, a arquitetura recorre a esta estratégia, empregada em grandes construções, como uma solução que redefine a função das fachadas e destaca o conforto de seus ocupantes.

Essa termorregulação, capaz de diminuir o consumo nos sistemas de ar-condicionado e aquecedores, também é uma das opções mais solicitadas em empreendimentos corporativos, como o Centro Empresarial José Joaquim, endereço situado na capital paranaense. “Este perfil de fachada também contempla estrutura com fácil manutenção, visto que não gera umidade. Outro diferencial do sistema sustentável é que os materiais utilizados em sua composição são recicláveis”, acrescenta Baggio, autor do projeto.

“Ao recorrermos a esta alternativa que mescla conforto e sustentabilidade, a intenção consiste em proteger a fachada principal dos edifícios. A título de exemplo, quando dimensionamos as necessidades específicas de cada empreendimento, o sistema de fachadas ventiladas também é capaz de controlar a entrada de água da chuva e eliminar as infiltrações, uma das causas mais frequentes da deterioração das fachadas”, argumenta.

Saiba mais sobre a Baggio Schiavon Arquitetura em www.bsa.com.br

Fonte: BSA