Postado em 5 de maio de 2025 por sn-admin
O uso da Inteligência Artificial é muito intuitivo, mas com essas dicas o resultado da sua tarefa pode ser ainda melhor
Com a popularização do uso do ChatGPT, criou-se um estigma de que o conteúdo gerado é engessado, o que leva a uma revisão ainda mais especializada por parte do indivíduo. No entanto, os especialistas da criação de conteúdo digital, como a influencer Ketherin Kaffka, incentivam que a IA seja utilizada acompanhada de prompts específicos.
Nestes prompts, o usuário precisa detalhar o pedido, especificando a finalidade, o tom da escrita, o uso de palavras, e a rede social pretendida para circular o conteúdo. Confira algumas dicas para alcançar o prompt ideal.
1. Estude a IA
Antes de aplicar os truques específicos para os prompts, você precisa entender como a plataforma funciona. O conteúdo gerado pela IA é baseado em uma vasta fonte de dados, mas que não consultam a internet em tempo real. Nessa atualização, o Chat GPT foi treinado com uma grande quantidade de textos até junho de 2024. Por isso, questões atuais não serão precisas com as informações da IA.
2. Faça pedidos claros e específicos
Ao solicitar um conteúdo, não economize detalhes. Até mesmo perguntas simples precisam vir acompanhadas de contexto e a finalidade do uso. Se o prompt for acompanhado de filtros não estabelecidos, como países, marcas e estilos, o conteúdo não será de valor.
3. Não desvie o foco
Ser claro no pedido não quer dizer ser redundante. Organize suas ideias e priorize aquelas que são relevantes para o conteúdo específico que você está pensando em criar.
4. Crie prompts colaborativos
Caso o seu pedido seja muito longo ou complexo, considere dividi-lo em mais de um prompt. Assim, quando uma nova solicitação for enviada ao Chat GPT, você poderá pedir que ela se baseie no conteúdo gerado anteriormente.
5. Estude a marca
Se você estiver criando conteúdo para uma marca que busca se fortalecer no meio digital, por exemplo, o primeiro passo é entender com o CEO quais são os objetivos esperados para as publicações, para que, quando o comando for dado ao Chat GPT, você gere conteúdo de valor. Além disso, prefira o uso de palavras coloquiais no prompt, o resultado será otimizado.
6. Não se apegue
Um formato não está funcionando? Não tenha medo de ousar! O melhor uso para o Chat GPT exige que você experimente diferentes formatos e modos de falar. É a partir dos erros que os usuários aprendem o que faz sentido para determinada ocasião.
7. Não deixe de revisar
Por mais que o Chat GPT seja uma ferramenta poderosa, ele ainda pode cometer erros. Por isso, não utilize ele como única fonte, seja cuidadoso em fazer uma pequena pesquisa prévia sobre o assunto a ser tratado.
As ferramentas oferecidas pelo ChatGPT estão em constante atualização e aprimoramento, mas cabe ao usuário utilizá-las com técnica e especificidade. Os serviços oferecidos pelas tecnologias podem ser grandes aliados em criação de conteúdo, trabalhos acadêmicos ou tarefas diárias.
Fonte: Fast Company Brasil