7 fachadas de casas que provam que menos é mais

Postado em 22 de maio de 2025 por

Do rústico ao contemporâneo, entenda como a simplicidade pode ser a chave para fachadas elegantes e funcionais nestes projetos
Por Kamille Neris

Uma fachada bem planejada é capaz de encantar ao olhar e, ao mesmo tempo, proteger, integrar e respirar junto com a casa. E, para transmitir isso logo na entrada da sua casa, procure manter o equilíbrio entre proporção, textura e funcionalidade. Com harmonia e coerência nas escolhas — e não somente na variedade de materiais aplicados — a simplicidade pode sim ser trabalhada, sem se perder o senso estético.

Pensando nisso, as arquitetas Rose Chaves, Anike Tomanik e Kalyn Diegues nos ajudaram a selecionar 7 fachadas simples e bonitas que vão arrancar suspiros dos seus convidados.

Confira:

1. Toque de modernidade


Projeto: Lá Na Teka (Maria Gabriela Rossa Drewes /Reprodução)

Na fachada desta casa, o grande diferencial está na porta, que conta com uma serralheria personalizada em estilo rústico. Quando combinada às janelas transparentes, traz modernidade e sofisticação à entrada com o telhado embutido, estilo “caixa”.

2. Em tons terrosos


Projeto: Arquiteta Solange Calio (Denilson Machado/Reprodução)

Esta opção em tons terrosos chama atenção pelos seus painéis de muxarabi (espécie de treliça de madeira com origem na arquitetura árabe), pintura amadeirada e alvenarias. A escolha da paleta é uma ótima opção, já que transita bem entre vários estilos, dos simplórios aos mais inovadores. 

3. Carregada de memória afetiva 


Projeto: Fossati Arquitetura (Denilson Machado /Reprodução)

Nesta casa de decoração contemporânea, a fachada ganhou grandes esquadrias de vidro transparente, com venezianas articuladas que garantem a privacidade da família, sempre que necessário. Com elementos que despertam a memória afetiva, o modelo pode ser usado como fonte de inspiração para os amantes do estilo. 

4. Paisagismo como protagonista


Projeto: Arquiteta Paula Gonçalves Reis | Paisagismo: Flavia D´urso. (@favarojrfotografia/Reprodução)

Esta fachada de cores sóbrias ganha vida ao lado de um lindo trabalho de paisagismo tropical. No terreno de esquina em declive, 19 espécies de planta foram usadas para trazer volume e frescor aos vazios arquitetônicos da área. Com isso, natureza e modernidade se unem em uma entrada que vai além de simples e bonita. 

5. Com texturização


Projeto: Lá Na Teka (Maria Gabriela Rossa Drewes /Reprodução)

Já nesta casa de campo, um dos seus diferenciais é, com certeza, o telhado diferenciado e o revestimento de pedra natural. Através da escolha certeira dos materiais, foi possível trazer aconchego ao espaço. 

6. Tradicional


Projeto: Arquitetos Marcos Fossati e Taís Altomar, do escritório Fossati Arquitetura (Anita Soares/Reprodução)

Em um azul acinzentado, esta fachada tradicional se diferencia pelo seu ar cottagecore (estilo que remete às casas de campo europeias), que expressa simplicidade e aconchego. A parte que imita pedrarias naturais também chama a atenção dos fãs da texturização.

7. Composição de volumes 


Projeto: WA Arquitetura (Carolina Mossin Fotografia/Reprodução)

Com toques de arquitetura mediterrânea e industrial, esta fachada é feita de dois blocos perpendiculares, um de cobogós (elemento de construção vazado) e o outro, em tom ocre, com efeito rústico. Já o muro ao lado, foi revestido com pedras de granito amarelo que complementam o cenário de forma harmoniosa. 

Fonte: Claudia – Abril