Ousar nas cores e nas combinações pode transformar os ambientes da casa
A decoração de uma casa deve refletir os gostos e a personalidade de seus moradores. As cores são ótimas aliadas na hora de renovar o visual da casa. Porémé importante ter algumas questões em mente: As tonalidades se equilibram? De que forma? Para responder essas perguntas, a arquiteta Cristiane Schiavoni listou oito dicas para te ajudar na decoração.
Conseguir o equilíbrio no ambiente pode parecer complicado. Para facilitar na tarefa é indicado usar o círculo cromático . Ele apresenta 12 cores dispostas lado a lado e divididas seguindo a tonalidade. A classificação mostra como podem ser misturadas: cores primárias, secundárias, terciárias, análogas, complementares, frias e quentes, neutras e monocromia.
“O material está disponível na internet e pode ser consultado na hora de escolher os elementos”, diz Cristiane Schiavoni.
Outra técnica para balancear é usar componentes que, muitas vezes, são considerados neutros como madeira, tecidos e até mesmo o branco. Esse último, dependendo da situação, funcionará mais como um meio de destacar os tons vibrantes do que os suavizar. Sendo assim, se o objetivo é ousar nas tonalidades, sem esquecer da harmonia no cômodo, a arquiteta reuniu inspirações de seus projetos para ajudar nessa missão.
Um quarto azul para uma maior sensação de aconchego
Azul é uma cor com bastante originalidade, associada à calma e tranquilidade, encaixando perfeitamente em um dormitório. Ao observar o modo animado dos moradores, a profissional escolheu usá-lo em quase todas as paredes. Os quadros, a cortina, a estrutura de metal da cabeceira, o cinza e a madeira no banheiro foram empregados como forma de dosar a intensidade da cor.
Para a sala de estar são indicados toques de amarelo
A sala de estar pertence aos mesmos moradores do quarto azul. “É interessante ressaltar que os elementos amarelos desse ambiente já pertenciam ao casal, que nos trouxe a possibilidade de compor a partir deles”, conta a profissional. Para destacar, uma base neutra com cimento queimado, tijolinhos e cinza foi a melhor opção. Os tons combinados realçaram a integração do projeto.
Sofá vermelho e cores neutras
Os quadros pertenciam à moradora, porém estavam espalhados pela sala de estar. Além disso, apesar de ser uma casa em um estilo clássico, a profissional percebeu o jeito marcante da cliente. Para enaltecer esse lado animado, foi criado uma exposição com todas as obras de arte na mesma parede.
O sofá vermelho faz parte do painel e acrescenta alguns toques sutis de verde e roxo. Os demais itens são neutros, criando um fundo ideal para a composição.
Combinações de amarelo podem trazer alegria para a cozinha