Design para melhor idade

Postado em 1 de outubro de 2020 por

Atualmente, uma em cada 11 pessoas em todo o mundo tem mais de 65 anos. Nas próximas décadas esse dado deve mudar substancialmente: em 2050, estima-se que uma em cada seis pessoas será idosa. O número de idosos vem aumentando de tal maneira na América Latina, África e Ásia que a Organização das Nações Unidas (ONU) projeta que a quantidade de pessoas com mais de 65 anos nestes locais dobre até 2050.

Atenta a essa informação, a L’Oeil Corporativo, marca do grupo L’Oeil, empresa de decoração com mais de 25 anos de tradição no mercado brasileiro, e precursora no lançamento de linhas específicas, como a de móveis Hospitalares e de Hotelaria, lança sua nova linha de mobiliário, a L’Oeil SENIOR, criada para o público idoso. A curadoria da linha é assinada pela arquiteta e designer Flavia Ranieri, especialista em Gerontologia (ciência que estuda o processo de envelhecimento humano com atenção às necessidades físicas, emocionais e sociais que surgem com a idade).  “Trabalhamos intensamente o design e o conforto de cada peça para proporcionar o melhor produto possível aos clientes, com testes realizados em uma grande instituição de saúde sob o acompanhamento de profissionais da área”, explica Flavia.

As soluções apresentadas vão desde detectores que conseguem diferenciar fumaça de vapor natural do alimento, em função da densidade do gás, a armários inteligentes (que podem ser mantidos abertos sem prejudicar a passagem e o campo de visão).

A linha L’Oeil SENIOR chega ao mercado após um ano de muito trabalho com pesquisas para acertar em questões fundamentais, como ergonomia e funcionalidade das peças, qualidade de materiais e tecnologia em tecidos (antibacterianos, anti chamas e repelente a líquidos).

“A proposta marca L’Oeil Corporativo ao lançar a linha L’Oeil SENIOR, é oferecer produtos com os melhores acabamentos disponíveis no mercado, sem abrir mão de características que considera extremamente importantes, como estética, conforto, funcionalidade e durabilidade para as pessoas mais velhas”, explica Flavia Ranieiri que além de curadora é também a autora de alguns móveis da linha ao lado de nomes como  Tadeu Paisan, Mariana Quinelato e Leonardo Bueno – designers que também dividem a preocupação com esse público tão específico.