Mudanças estruturais auxiliam na segurança de crianças em piscinas

Postado em 1 de outubro de 2020 por

O cuidado com crianças pequenas deve ser redobrado, principalmente no verão. Nessa época é comum que se utilizem mais as praias, os rios e as piscinas para se refrescar. No entanto, a segurança deve ficar ainda mais evidente nesse momento. Segundo o Ministério da Saúde, o afogamento é a principal causa de mortes acidentais de crianças. Só em 2016, foram 913 óbitos de pessoas com até 14 anos de idade. O motivo é o maior causador de morte na faixa etária de um a quatro anos, sendo a piscina o local onde a maioria dos incidentes ocorre.

Cuidados

Nesses lugares, supervisione as crianças a todo o momento e se mantenha por perto, no máximo, a um braço de distância. Mesmo as crianças que já sabem nadar não devem ficar desacompanhadas de um responsável, de acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), bastam 5 centímetros de água para um bebê se afogar. “Para que o acidente aconteça, o tempo sem supervisão de um adulto é breve. Em média, não ultrapassa cinco minutos”, salienta a presidente do Departamento Científico de Segurança da Sociedade, dra. Marislaine Lumena.

Outra orientação é não confiar em boias ou quaisquer outros dispositivos de flutuação, que não sejam os coletes salva-vidas. Este último, é o único capaz de assegurar que tanto a cabeça quanto o rosto das crianças permaneçam fora da água. Mesmo com a utilização deste equipamento, continue supervisionando as crianças e nunca as deixem sozinhas.

De acordo com a diretora executiva do Grupo Linear, Regina Montandon, é fundamental verificar os tipos de ralos utilizados dentro e fora dos locais. “Na parte interna, por exemplo, precisa-se observar se existe ralo antissucção, evitando com que os cabelos sejam sugados. Já na parte externa, é importante que o item possua um revestimento adequado para o ambiente, sendo antitérmico e impedindo que quem passe por ali acabe queimando os pés”, diz.

Em geral as piscinas se encontram em áreas em que há forte presença do sol e por isso, materiais que retém muito calor podem causar sérias queimaduras. Os metais presentes nesses locais (ralos, duchas e escadas para piscinas) são alguns dos grandes responsáveis. No caso dos ralos, além das queimaduras, peças antigas e danificadas podem resultar em dedinhos presos e machucados.

Pensando em resolver todas essas carências na segurança dos pequenos, o Grupo Linear desenvolveu uma linha de ralos especialmente para áreas externas, como as piscinas: as linhas de ralos lineares Infinity, Infinity Fun, Infinity Slim e Infinity Plus.

Os modelos possuem módulos acopláveis que se estendem em tamanho e formato desejado no seu ambiente, por isso o nome faz alusão ao “infinito”. Eles também não possuem partes metálicas ou a mostra qualquer outro material que possa reter demasiado calor. Suas tampas são ocultas e revestidas com o próprio piso/porcelanato utilizado no ambiente. A captação da água não sai prejudicada nessa: através das frestas de captação nas laterais dos ralos, a água escoa para a calha instalada na laje e apresenta, inclusive, uma performance superior aos modelos tradicionais encontrados no mercado.

A linha Infinity Slim é a única opção com a tampa em Aço Inox 304. Em contrapartida, a tampa é mais estreita e possui detalhes vazados, o que permite uma maior circulação de ar entre as peças, melhorando o resfriamento destas. Além disso, este modelo é indicado para áreas externas cobertas, como varandas, áreas de festa e demais espaços gourmet.

E caso você precise de uma capacidade muito maior de captação da água, o Grupo Linear também pensou na sua necessidade e desenvolveu o Infinity Fun. Com uma estrutura mais larga, este modelo conta com a Tampa PVC nas cores branco e cinza. As peças são maiores e vazadas, garantindo o perfeito escoamento da água.

Soluções inovadoras que mantem a estética do seu ambiente e a segurança da sua família.