Norma de selantes entra na etapa final

Postado em 1 de outubro de 2020 por

Os selantes são materiais impermeabilizantes constituídos de polímeros, pigmentos e aditivos modificadores, que agem de forma a selar juntas de fachadas e pavimentos para garantir a estanqueidade e estabilidade mecânica das estruturas. Porém, muitos dos produtos encontrados no mercado nacional são importados e, portanto, seguem as normas de especificação do país de origem, a maioria vinda da Europa.

No Brasil não há uma Norma específica para os Selantes e há a necessidade de proporcionar aos consumidores os parâmetros de qualidade destes produtos. O IBI Brasil faz parte da Comissão de Estudos do CB-022 Comitê Brasileiro de Impermeabilização, da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e disponibiliza sua sede para a reunião do Comitê que está criando a Norma de Selantes (Classificação e Requisitos), sob a coordenação da Arquiteta Cirene Tofanetto (Viapol), secretariado pelo engenheiro Flávio de Camargo Martins (MC-Bauchemie) e a participação de um grupo de vinte profissionais da área.

Este Comitê está traduzindo diversas normas de especificação, conforme referências da última edição do documento normativo da ISO I6927 e IEC, que mantêm registros das Normas Internacionais  válidas para o Brasil. Desta forma, quando for publicada pela ABNT será uma ABNT/ISO, já que está baseada na tradução da ISO 11600 – Especifica os tipos e classes de selantes usados na construção civil de acordo com suas aplicações e características de desempenho. Também são fornecidos os requisitos e métodos de ensaios respectivos para as diferentes classes.

O trabalho já está na fase final, restando apenas a compatibilização e a revisão das terminologias antes do envio para ABNT, seguindo a seguinte ordem para a tradução das normas:

1) ISO 10563, Construção civil — Produtos de vedação —Especifica os métodos para determinação das variações de massa e volume de selante autonivelante e de selante tixotrópico (não fluído) usado em juntas de construção de edificações. É uma medida indicativa da perda de volume sob parâmetros específicos.

2) ISO 10591, Construção civil — Produtos de vedação — Determinação das propriedades de adesão/coesão de selantes após imersão em água;

3) ISO 11432, Construção civil — Produtos de vedação — Determinação da resistência à compressão de selantes;

4) ISO 11431:2002, Construção civil — Produtos de vedação — Determinação das propriedades de adesão/coesão de selantes após a exposição ao calor, água e luz artificial através de vidro.

Referências Normativas:

ISO 6927 – Define os termos técnicos de selantes autonivelantes e de pistolas aplicadoras para estruturas elevadas expostas. Não é aplicável para selantes utilizados em estradas e aeroportos, selantes para estruturas de retenção de água, ou selantes estruturais para vidros.

ISO 7389, Construção Civil – Produtos para Juntas – Determinação de recuperação elástica de selantes.

Sobre o IBI Brasil:
O IBI – Instituto Brasileiro de Impermeabilização foi fundado em abril de 1975. É uma entidade técnica sem fins lucrativos, que tem como finalidade principal o estudo, a pesquisa e o desenvolvimento de produtos, serviços e do mercado de produtos químicos voltados para construção civil. Para tanto, promove ações e parcerias com institutos de pesquisa; órgãos públicos; projetistas e universidades. É administrado por um Conselho Deliberativo, eleito pelos sócios, com mandato de dois anos. Congrega em seu quadro sócios beneméritos, fundadores, fabricantes, aplicadores, distribuidores e revendedores de produtos impermeabilizantes e químicos voltados a construção civil. Informações: www.ibibrasil.org.br Sede administrativa: Avenida Queiroz Filho, 1.700, sala 507 (Torre D) – Condomínio Villa Lobos Office Park, na Vila Leopoldina – São Paulo –  Tel.: (11) 3255-2506.

Fonte: IBI