Cuidados técnicos para pintar alumínio

Postado em 5 de outubro de 2020 por

Em alta na construção civil, pintura especializada oferece maior ganho a profissionais, mas requer mais tempo e detalhismo

Esquadrias e perfis de alumínio estão cada vez mais sendo utilizados na construção civil, na fabricação de móveis e outras aplicações, e essa tendência deve se manter forte em 2020, uma vez que a pintura pode proporcionar efeitos especiais, cores e acabamentos diferenciados no alumínio, deixando ambientes mais sofisticados, principalmente na alta decoração.

Como o alumínio é uma superfície lisa e não porosa, pintá-lo exige mais atenção em relação a substratos mais porosos, como a madeira ou uma parede, explica Vilnei Schreiber, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Montana Química.

Veja a seguir dicas profissionais para a pintura de alumínio.

Escolha do produto

“Na hora de escolher um produto para a pintura de alumínio, é preciso levar em consideração algumas características importantes, além da variedade de brilhos, cores e texturas”, afirma Schreiber. “Primeiro, veja se ele é específico para aplicação direta em alumínio, principalmente se fornece resistência química e aderência total. É importante, também, adquirir produtos que ofereçam secagem rápida e cobertura máxima.”

Equipamentos de proteção

Nunca é demais lembrar: o uso de equipamentos de proteção é essencial para garantir a saúde do profissional, das pessoas ao redor e do meio ambiente. Nunca se esqueça de utilizar roupa e óculos de proteção, luvas e máscara. Faça seu trabalho em ambiente arejado.

Preparação da superfície

A limpeza da superfície é fundamental para eliminar impurezas e agentes contaminantes que podem dificultar a aderência dos produtos. A recomendação é usar o diluente LZC80 da Montana Química.

Oxidação

O alumínio não enferruja, mas pode apresentar oxidação. Neste caso, recomenda-se o lixamento de toda a superfície antes de realizar a pintura. Mas lembre-se: o lixamento só é indicado se a superfície estiver muito oxidada. Nos outros casos, o mais apropriado é a utilização do diluente.

Pintura

Aplicação somente à pistola. É essencial seguir as proporções de mistura recomendadas para cada produto e os complementos indicados, como catalisadores e diluentes.

Saiba mais

Veja abaixo produtos da Montana Química que podem ajudar você na pintura de alumínio:

Lackstone: acabamento pigmentado poliuretânico bicomponente que oferece requinte, sofisticação e resistência ao mobiliário. Os esmaltes pigmentados têm elevada cobertura, secagem rápida, ótimo alastramento e suavidade ao toque.

Lacksteel: acabamento poliuretânico bicomponente da Montana Química, tem a mais alta tecnologia em efeitos metalizados, produzido com matérias-primas de alta qualidade. Permite a repintura do móvel, para alteração de cor e efeito tantas vezes quanto se desejar, além de apresentar secagem muito rápida. Todas as cores são formuladas dentro dos padrões de qualidade, com uso de pigmentos isentos de metais pesados nocivos à saúde.

Goffrato: acabamento PU texturizado de elevada resistência a riscos e a produtos de limpeza de uso doméstico. Permite a repintura do móvel, com alteração de cor, quantas vezes forem necessárias. Proporciona uniformidade na textura, além de ser formulado dentro dos padrões de qualidade, com o uso de pigmentos isentos de metais pesados nocivos à saúde

O Sistema Tintométrico Montana oferece, à indústria moveleira, um serviço personalizado e único para atender a cores e texturas solicitadas. Com as cartelas tintométricas do Montana Color System e dos sistemas internacionais de definição de cores RAL e NCS, a empresa é capaz de reunir mais de 3.000 cores, nas versões brilhante, fosca e texturizada, disponibilizando mais de 40 mil formulações de acabamentos com tonalidades e efeitos diferentes.