Especialistas avaliam o presente e o futuro do mercado de arquitetura e decoração

Postado em 15 de dezembro de 2020 por

Não há como negar que a pandemia do novo coronavírus mudou a nossa relação com o lar, mesmo que de maneira inconsciente. Assim, o que antes era somente uma relação de propriedade, se tornou um vínculo de pertencimento. Estas mudanças impactam diretamente no presente e no futuro do mercado de arquitetura e decoração. Este assunto foi o tema de um bate-papo que ocorreu nesta quinta-feira (3), no Casa Vogue Experience 2020. O talk, com oferecimento da Dell Anno, contou com a participação do diretor de marketing da empresa, Edson Busin, e dos arquitetos Olegário de Sá, Jóia Bergamo e Leo Shehtman.

De acordo com os profissionais, o começo da pandemia foi um momento marcado por incertezas para o mercado da arquitetura e da decoração. “Quando eu percebi os clientes ligando, falei: ‘Olha, estou vendo uma luz no fim do túnel’. As pessoas se voltaram completamente para a casa”, conta a arquiteta Jóia Bergamo. Segundo ela, a reconexão das pessoas com o lar e a busca por modificações em casa foi uma surpresa bastante positiva.

Em meio a este cenário, o desejo de ter ambientes integrados, espaços de home office e áreas gourmet, por exemplo, se intensificou, tal como a migração para regiões fora dos grandes centros urbanos. Além das reformas para tornar o lar adequado ao novo momento, a busca pelo contato com a natureza e a vontade de preservar o meio ambiente também ganharam espaço na pandemia. “Eu acho que a grande diferença foi com questões ambientais. O cliente tem uma preocupação maior com o meio ambiente, ele quer investir mais para proteger o Planeta”, avalia o arquiteto Olegário de Sá.

Além disso, outro ponto apontado pelos profissionais foi o aumento da busca por produtos manuais e itens de imobiliário produzidos por brasileiros. “Esse evento fez nós descobrimos nós mesmos”, diz Busin. Segundo ele, apesar da inegável admiração pelo design italiano, o mercado de arquitetura e decoração brasileiro está em um momento de reconhecer que as produções nacionais são igualmente boas. Como consequência, os arquitetos avaliam que as pessoas também estão comprando e apostando mais em peças produzidas no país.

No entanto, embora o mercado de decoração e arquitetura esteja em um momento mais aquecido, o arquiteto Leo Shehtman acredita que a pandemia somente acelerou um processo que já estava ocorrendo. “Eu acho que no nosso mercado já havia uma transformação há muito tempo […] Em função deste estilo de vida que a gente tem, os espaços são mais compartilhados, mais abertos… O que a gente está vivendo agora é só uma consequência do que já estava vindo, só acentuou”, explica.

O que esperar para o futuro?

As tendências que se intensificaram durante a pandemia dividem opiniões dos profissionais em relação ao futuro. Para Olegário, não dá para afirmar que o momento aquecido dos mercados de arquitetura, decoração e imóveis é uma consequência somente do isolamento, afinal, as taxas de juros baixas também podem contribuir para este cenário. No entanto, segundo ele, após a pandemia a tendência é que as coisas voltem a ser como eram antes. Para Shehtman, o momento aquecido do mercado representa um ciclo, que pode ou não esfriar após a pandemia.

Por outro lado, Bergamo e Anno trazem uma visão mais otimista. Segundo a arquiteta, as pessoas redescobriram os lares durante a pandemia e passaram a olhar novamente para dentro de casa. Para o diretor de marketing, esta reconexão serviu como aprendizado, que pode representar um novo modo de vida.

No vídeo abaixo, confira a íntegra da conversa com o diretor de marketing da Dell Anno, Edson Busin, e os arquitetos Olegário de Sá, Jóia Bergamo e Leo Shehtman:

Casa Vogue Experience 2020
De 1 a 4 de dezembro, você acompanha uma programação repleta de palestras, talks e workshops que serão realizados em uma casa totalmente decorada pela equipe da Casa Vogue. Este ano, por conta da pandemia da Covid-19, o evento ganhou um formato diferente. Para evitar aglomerações, toda a programação de palestras e workshops com grandes nomes da arquitetura, decoração e design será transmitida ao vivo em nosso canal no Youtube e Instagram. Assine a nossa newsletter para ficar por dentro de todas as novidades!

Fonte: Casa Vogue