CBCA oferece capacitações nas áreas de Engenharia e Construção Civil

Postado em 8 de abril de 2021 por

Estudantes das áreas de Engenharia e Construção Civil podem se inscrever em cursos do CBCA, que oferece formações ligadas à construção industrializada em aço.

O Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA) está com inscrições abertas para cinco cursos online, cujo início está marcado para o dia 26 de abril. As formações abordam temas ligados à construção industrializada em aço e tem como objetivo contribuir para a capacitação de estudantes de Engenharia e Construção Civil.

Dentre as oportunidades, o CBCA disponibiliza o curso de “Introdução à Construção em Aço”. A formação será conduzida sob a tutoria da engenheira Sandra Ortega de Barros Bellei. Os estudantes terão a oportunidade de ter acesso às principais informações sobre projeto e aplicações das estruturas metálicas.

Ainda na linha de aprendizagem de estruturação, será oferecido o curso de “Sistemas Estruturais em Aço”, com conteúdo do prof. Dr. Yopanan C.P. Rebello. A formação abordará desde os conceitos básicos para o lançamento de uma estrutura em aço, passando pelos tipos de seções estruturais, até a proteção das estruturas de aço.

Também há oportunidade para profissionais que queiram se aprofundar na prática com o curso “Execução de Estruturas de Aço”. O conteúdo aborda todas as etapas até a fabricação e montagem das estruturas, especificando as interfaces entre outros processos.

Inscrições ficam abertas até o dia 20 de abril
Além desses, ainda há opções de “Dimensionamento de Estruturas de Aço – básico” e “Dimensionamento de Estruturas de Aço – avançado”, que abordam conhecimentos fundamentais para a compreensão do comportamento das estruturas de aço, bem como os critérios para o dimensionamento de elementos estruturais isolados.

Os cinco cursos estão com inscrições abertas até o dia 20 de abril. As aulas terão início no dia 26 do mesmo mês. O conteúdo será inteiramente disponibilizado pela internet e poderá ser acessado a qualquer hora, todos os dias da semana, de qualquer dispositivo conectado.

Associados do CBCA (pessoa física ou jurídica) terão direito a 20% de desconto nos cursos. Já os associados da Associação Brasileira da Construção Metálica (ABCEM) terão 10% de desconto nas formações. Também serão concedidos 15% de desconto aos que comprovarem ter matrícula ativa em uma universidade.

Os estudantes que obtiverem média superior a sete pontos nos testes realizados ao longo do curso receberão um certificado emitido pelo CBCA. Os interessados devem se inscrever no site da CBCA.

CBCA também tem inscrições abertas para curso “Galpões Industriais em Aço”
Além das formações já mencionadas, o CBCA também recebe inscrições, até o dia 30 de abril, para o curso “Galpões Industriais em Aço”. Antes da pandemia, a capacitação era realizada de forma presencial, mas atualmente as aulas estão sendo ministradas de forma online.

O objetivo do curso é capacitar profissionais e estudantes da construção civil a projetarem com segurança e economia galpões industriais em aço. Além disso, os estudantes vão aprender a propiciar noções importantes de aspectos ligados ao suprimento, à fabricação e à montagem de galpões.

O curso será realizado sob a supervisão do professor e engenheiro Fernando Ottoboni Pinho. A capacitação se baseia no “Manual Galpões para Usos Gerais”, uma obra referência de consulta e guia para o desenvolvimento de centenas de projetos de edifícios industriais para fábricas, armazéns, centros de distribuição e obras similares em estruturas de aço.

As aulas já têm data marcada para serem realizadas. Os encontros ocorrerão nos dias 7, 8, 14 e 15 de maio. Nas sextas-feiras, o horário será das 18h às 22h e aos sábados das 9h às 12h e das 13h às 16h. O programa completo do curso está disponível no site do CBCA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *