Home office de servidores economizou R$ 1,4 bilhão aos cofres públicos

Postado em 11 de agosto de 2021 por

O governo federal economizou R$ 1,4 bilhão com o trabalho remoto de servidores públicos desde o início da pandemia da Covid-19. O Ministério da Economia divulgou um levantamento que apontou a redução dos gastos em cinco áreas entre os meses de março de 2020 e junho de 2021, como os pagamentos de como diárias, de passagens e reprodução de documentos.

Mas segundo um estudo da Fundação Getulio Vargas (FGV-Social), a economia não deve se manter para o próximo ano por conta do retorno presencial das atividades e da manutenção nos gastos fixos, como salários e quadro de funcionários.

A pesquisa apontou que a administração pública foi o setor que teve menos perdas na ocupação e redução nos salários. Ou seja, essa economia não deverá ser mantida quando o trabalho presencial retornar.

O economista Marcelo Nery explica que o corte foi pontual em tempo e em áreas diretamente ligadas à pandemia. “A notícia boa é que se gastou menos nesse período. O setor público foi um dos que mais fizeram trabalho remoto e economizaram com diárias, infraestrutura e locomoção. A má notícia é que não é algo permanente, foi um efeito transitório. Quando a gente olha os gastos fixos, que é o salário e a ocupação, o quadro de servidores não teve ajuste. Foi o setor que menos teve perdas”, alerta Nery.

O pesquisador também chamou atenção para outro fator que contribuirá para o retorno desses gastos: a não adesão do governo a um modelo híbrido de trabalho. Nery compara a situação com o setor privado, que já apresenta interesse em mudanças deste tipo.

“Há um potencial de se buscar economizar com os gastos dos servidores públicos, mas não me parece que esse setor está interessado em analisar e trabalhar para um modelo híbrido eficiente. As empresas privadas me parecem mais atentas a essas mudanças e vão economizar mais.”, pondera o economista.