Interiores com tijolos em apartamentos: 5 exemplos de calor e rusticidade

Postado em 12 de agosto de 2021 por

Talvez não haja material mais diverso e atemporal do que o tijolo – que pode ser visto como um coringa tanto à arquitetura tradicional como na moderna. Em muitos casos, remover os rebocos de um edifício histórico pode revelar belas paredes de tijolos, que trazem uma grande quantidade de textura, calor e personalidade a um espaço residencial. Deixado aparente ou pintado, o visual se presta a uma variedade de estilos, do rústico ao industrial.

Os 5 projetos a seguir exemplificam como o tijolo exposto pode ser usado para aprimorar a mistura de texturas no projeto de interiores.

Loft in Marvila / RA+TR Arquitectos

Em 2017, a RA + TR Arquitectos iniciou uma intervenção num edifício de dois pisos onde o térreo era um antigo armazém de vinhos e o piso superior continha dois apartamentos. O avançado estado de degradação da estrutura existente tornou necessária a demolição total do interior e da cobertura.

Na reconstrução, a cobertura pré-existente e o piso de divisão permaneceram, mas receberam uma estrutura diferente (vigas de madeira na cobertura) que permitiu liberar espaço sob a cobertura e adicionar um piso de concreto para separar os dois pavimentos.

Aproveitando o vão do telhado e retirando as paredes divisórias do primeiro andar – com exceção das de um dormitório, área de serviço e dois banheiros – foi criado um mezanino, permitindo momentos de abertura para olhar para baixo e observar o tijolo original e a estrutura do espaço.

O andar térreo foi mantido espaçoso. A escolha dos materiais garantiu a continuidade com o que existia antes da intervenção (argamassas de cal, madeiras, ladrilhos hidráulicos), para além de proporcionar um ambiente particular pelas suas texturas únicas (ferro, alvenaria, madeira) recordam o passado industrial do edifício.

JS Apartment / EB Arquitetos

Em Cruzeiro Novo, Brasil, um antigo edifício segmentado e escuro foi transformado em um apartamento de 46 metros quadrados de conceito aberto e aconchegante. O projeto, realizado por EB Arquitetos, foi elaborado para seguir um plano de reforma muito simples, eficiente e de baixo custo.

As paredes divisórias da cozinha e área de serviço foram removidas, bem como a estreita sala de estar e um dos quartos originais. A nova cozinha – totalmente integrada à sala de estar e sala de jantar – permite que todos esses espaços sejam bem iluminados e ventilados em ambas as extremidades. Uma abundância de luz atinge todas as partes do espaço compartilhado.

O pilar estrutural central foi exposto no concreto original, transmitindo um senso de caráter e materiais originais do edifício. Piso vinílico foi aplicado em todos os ambientes, trazendo unidade e amplitude. A cozinha, concebida para ser simples e funcional, tem uma bancada única que se estende ao longo das paredes periféricas (forrada a tijolo bruto), albergando todos os equipamentos da área de serviço.

O mesmo tijolo que cobre parte da cozinha também segue para a laje de teto e viga superior. Um cabo de aço sustenta uma mesa metálica oblonga suspensa – uma homenagem às tradicionais mesas de bares brasileiros.

Kalanchevskaya Apartment / buro5

Este apartamento, localizado em Moscou, Rússia, já tinha lareira e tetos com 420 cm de altura antes de desabar em ruínas. A estrutura original foi construída no período pré-revolucionário (um prédio de dois andares construído em 1914) não muito longe do centro de Moscou. A fim de preservar esta importante história, todas as decisões de interior e estilísticas foram construídas no contexto da arquitetura original do edifício.

Características como vigas de madeira centenárias, vigas I metálicas e janelas de mezanino foram descobertas no processo de restauração. Esses elementos pré-existentes ditaram muitas das decisões de design do projeto. Embora tedioso, o processo de realização de uma restauração completa valeu a pena, permitindo-se recursos como mezanino acima do quarto, e mezanino acima do banheiro, além do acesso a ambos por escada da biblioteca.

Graças à altura da cobertura, a janela do mezanino permitia que o pequeno espaço fosse inundado de luz. Essas decisões de projeto e a quantidade de luz natural (o que é incomum em Moscou) é uma reminiscência de uma casa mediterrânea, evidente nas escolhas estilísticas de cores e móveis.

AM Apartment / TwoBo Arquitectura

A TwoBo Aquitectura sabia, ao embarcar neste projeto, que pisar em 120 anos de história pode ser um negócio arriscado. Idade e tradição trazem consigo um conjunto complexo de problemas de design, que às vezes podem tornar a mudança bastante difícil. No entanto, a ideia de demolir o edifício existente e começar do zero parecia impertinente.

Chegou-se a um acordo em que o TwoBo mantinha elementos da construção original, como os pisos de mosaico nolla e as molduras dos tetos. Para abrir o espaço interior, as paredes divisórias foram retiradas. Esse processo foi incorporado ao rico estudo do contexto cultural que vem com a remoção de camadas sobre camadas de história até que as paredes de tijolos originais fossem desenterradas.

O projeto foi impulsionado pelo objetivo de encontrar um equilíbrio entre duas abordagens de construção: a antiga forma de cimento e água de construção feita à mão, e a nova forma de construção seca baseada em molduras de carvalho e camadas de madeira pintada. O método antigo perdura sem se tornar muito pesado, enquanto os novos tijolos são colocados lado a lado com seus antecessores.

Musico Iturbi / Roberto Di Donato Architecture

Em 2017, a Roberto Di Donato Architecture concluiu a desafiadora renovação de um apartamento localizado em um edifício listado do início do século 20 no coração de Valência. Depois de muitos anos em estado de abandono, o apartamento era uma casca vazia quando foi comprado pelo cliente, criando inúmeras oportunidades mas também desafios à equipa de projeto.

A abordagem foi orientada pela ambição de criar espaços de vida modernos distintos, mas fluidos, quase deixando intacta a estrutura existente. Com um fluxo constante, a área habitacional é dividida entre áreas diurnas e noturnas fornecidas por dois elementos altos de madeira. Esses elementos de design personalizados também contêm os guarda-roupas do quarto e três conjuntos de portas que permitem vários graus de privacidade.

A altura do teto foi considerada um elemento particularmente valioso na renovação. A estrutura da cobertura foi recuperada e mantida totalmente exposta, sublinhando o respeito pelo passado e permitindo também uma percepção plena do espaço e volume do apartamento. Todos os novos elementos de construção foram adicionados ao projeto com um claro senso de direção. Os guarda-roupas de madeira, as cortinas brancas de altura total e a escada alta servem para acentuar a verticalidade do espaço. Por sua vez, a longa bancada da cozinha, o pedestal de gesso cartonado branco e sua linha de luz falam com as dimensões horizontais.

O projeto conseguiu introduzir uma linguagem de design contemporânea, ao mesmo tempo que valorizava o caráter e a materialidade do antigo espaço. Ao adicionar apenas novos recursos essenciais, “feridas” e camadas de transformações ao longo dos anos foram cuidadosamente mantidas e exibidas para aumentar a sensação de continuidade com a história do edifício.

Fonte: www.archdaily.com.br