Tendências Energéticas Globais

Postado em 8 de setembro de 2021 por

Não é novidade que uma série de tendências, variáveis políticas, econômicas, financeiras, científicas, tecnológicas e de conscientização ambiental estão alterando profundamente a geração, distribuição, o armazenamento e o consumo de energia em todo o mundo.

Mesmo correndo o risco de sermos ligeiramente redundantes, listamos sem qualquer tipo de ordenamento, estas tendências e variáveis. Elas formam os pressupostos que motivaram o surgimento da Hynergy como uma empresa com atuação na gestão do conhecimento e implantação de projetos nas áreas de energias renováveis e a transição para economia do hidrogênio:

· Conscientização mundial na esfera científica do aquecimento global

· A admissão de que o fim do uso dos combustíveis fósseis será inexorável.

· A chamada transição energética com o uso paulatino das fontes de energia renovável, será tanto mais rápida e eficaz se envolver esforços integrados entre o poder público e a iniciativa privada.

· Admissão de que a geração distribuída é fundamental para a eficiência econômica e energética e logística de todo o sistema.

· Energia renovável não é sinônimo de energia limpa, ou seja, de emissão zero de carbono em todo o seu ciclo (geração, armazenamento e distribuição). Isto é particularmente verdadeiro no caso das hidroelétricas e PCHs (Pequenas Centrais Hidroelétricas).

· A significativa queda de custos e aumento de eficiência das energias fotovoltaicas deve continuar com o desenvolvimento científico e tecnológico nos principais centros de pesquisa mundiais.

· A significativa queda de custos e aumento de eficiência das energias fotovoltaicas passa também pelo uso e desenvolvimento dos materiais BIPV (Building Integrated Photovoltaics) tais como vidros de janelas, telhas e materiais de revestimento de empenas cegas de prédios com função fotovoltaica.

· A adoção de BIPV, Painéis fotovoltaicos, micro e minitorres eólicas de forma eficiente passará pela adoção das técnicas de projeto e planejamento urbano por parte dos arquitetos e construtoras que poderão projetar edificações, loteamentos e empreendimentos imobiliários totalmente autossuficientes na geração de energia.

· Paulatina diminuição da concentração da pesquisa científica na área fotovoltaica na Ásia, particularmente na China. Como consequência, sem sermos xenófobos, sempre apoiaremos a pesquisa, a inovação e o empreendedorismo brasileiros.

· Conscientização que a energia eólica (altamente eficiente hoje na geração centralizada) precisa ser adaptada para uso na geração distribuída. Isto significa o apoio ao surgimento de micro e minitorres eólicas que funcionem eficientemente em ventos médios e fracos constantes em grande parte do território brasileiro seja nas áreas rurais seja nas áreas urbanas e periféricas das grandes cidades.

· Conscientização de que a Economia Circular com o reaproveitamento sustentável dos dejetos orgânicos, de reuso de águas, de biomassa e de reaproveitamento de plásticos para a geração de energia, notadamente na geração de hidrogênio como uma fonte de armazenamento de energia altamente desejável.

· Por acreditarmos, como já foi dito anteriormente, no fim do uso dos combustíveis fósseis também apoiamos sua substituição pelo uso do hidrogênio em todas as suas classificações: Hidrogênio Verde (gerado somente com o uso de fontes renováveis como a energia solar e eólica para a eletrólise da água); Hidrogênio Azul (gerado através da decomposição do gás natural pela sua reforma usando vapor e com captura do carbono gerado no processo-CCS do inglês Carbon Capture and Storage); Hidrogênio Cinza (gerado através da decomposição do gás natural o qual é consistido de metano e etano sem CCS); Hidrogênio Marrom (obtido através do carvão do linhito, carvão fóssil de origem vegetal); Hidrogênio Negro (obtido através do carvão betuminoso ou carvão sub-betuminoso). Apoiaremos todos os processos que a longo prazo nos levem à ampla dominância do Hidrogênio Verde inclusive aqueles que envolvam a adoção dos modernos métodos através da reciclagem da Biomassa e de Resíduos Orgânicos.

· A transição para a Economia do Hidrogênio, por envolver uma série de processos de inovação disruptivos, desenvolve também uma série de resistências de alguns setores hoje dominantes como a indústria do petróleo e gás e as ligadas à mobilidade em geral como frotistas, atacadistas, transporte público. A mitigação destas resistências passa inevitavelmente pelos processos educativos e de simulação dos benefícios futuros.

Na área da simulação e planejamento temos tecnologias proprietárias para prever com grande precisão a solução da intermitência das fontes de energias renováveis, notadamente entre a eólica e a solar. Dispomos de métodos de ligação entre as previsões meteorológicas de radiação solar e eólicas para acionar a produção do hidrogênio como um “energy carrier” ou seja, como um substituto do armazenamento em lítio, material radioativo e com origem em poucos países no mundo.

Na área de processos educativos forneceremos cursos para todos os atores relevantes no mercado. Temos parcerias com a comunidade acadêmica, órgãos de classe de arquitetos e planejadores urbanos e construção civil, associações patronais e de sindicatos especialmente voltados à formação de mão obra especializada, órgãos públicos voltados à formulação de políticas ambientais e para o uso também do mercado financeiro hoje já voltado a apoiar o empreendedorismo na área de Políticas ESG (Environmental, Social and Governance).

Fonte: Hynergy