Conheça sistema que faz edifícios reduzirem até 15 toneladas a menos de plástico por ano

Postado em 14 de setembro de 2021 por

Serviço de água mineral encanada é recurso para empreendimentos imobiliários mais sustentáveis.

A preocupação da construção civil com a elaboração de projetos sustentáveis, que reduzam ao máximo possível as agressões ao meio ambiente, é cada vez maior. Hoje, não são poucos os selos de qualidade, prêmios e incentivos oferecidos aos empreendimentos que propõem soluções diferenciadas para proteger o planeta sem interferir no conforto dos moradores.

Além dos ganhos óbvios para toda a sociedade, a responsabilidade ecológica também faz a diferença no bolso. Segundo dados da Green Building Brasil, o país já ocupa o 5º lugar no ranking global que contabiliza as localidades com maior número de edificações verdes.

Ainda de acordo com a entidade, que certifica as construções sustentáveis em solo nacional, as vendas de unidades nos condomínios comprometidos com a causa ambiental bateram a casa dos R$ 4 bilhões em 2020.

Diante desse movimento no mercado, muitos novos negócios estão surgindo para apontar caminhos inovadores ao setor, com iniciativas para reduzir descartes desnecessários e o desperdício de recursos naturais. Em Curitiba, vários empreendimentos imobiliários já saíram na frente nessa corrida com uma ideia revolucionária.

O Sistema Blu é o primeiro serviço de água mineral encanada para prédios do Brasil. Presente em vários bairros da cidade, a comodidade tem se mostrado uma maneira eficiente de reduzir a quantidade de plástico utilizada nas residências todos os dias.

Clique aqui e conheça a Blu.

Como o sistema torna um condomínio sustentável?

A água mineral é uma presença forte nos lares brasileiros. No cenário nacional, muitas famílias consideram o produto mais puro, limpo e seguro do que outras opções, como a torneira ou o filtro.

Com essa cultura de consumo, todos os meses há um investimento significativo em garrafinhas de todos os tamanhos e galões de 10 ou 20 litros. Infelizmente, a esmagadora maioria desses recipientes é feita de plástico, um material que pode demorar até 500 anos para se decompor.

Não à toa, o público tem estado de olhos abertos para a problemática dessa matéria-prima nos últimos anos. Movidas pelas imagens de mares, rios, florestas e aterros lotados de objetos poluentes que não serão processados pelo ecossistema por pelo menos alguns séculos, as pessoas têm mudado seus hábitos e repassado a demanda para as grandes empresas.

Recentemente, marcas do setor alimentício passaram a adotar copos e canudos de papel como alternativa ao plástico, em um esforço para se conectar a essa nova dinâmica social.

O Sistema Blu chega com uma ideia exclusiva, patenteada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), para incluir as construtoras e incorporadoras imobiliárias nesse fluxo de mudança.

A distribuição de água encanada pode ser implantada tanto nos empreendimentos ainda em construção quanto em edifícios prontos, desde que haja estrutura hidráulica para a adaptação.

A partir da instalação, os moradores não terão mais motivos para adquirir os galões ou garrafas. Em edifícios comerciais, acaba também o descarte de copinhos nas salas de espera.

A medida pode parecer pequena na teoria, mas os resultados práticos são impressionantes. Nos empreendimentos que irão adotar o Sistema Blu em Curitiba, a redução pode chegar a 15 toneladas de plástico por ano, como ocorre em outras cidades que já contam com o Sistema da Blu.

Sistema de água mineral predial leva satisfação a todos os envolvidos

Na capital paranaense, já são pelo menos 6 empreendimentos vivenciando bons resultados e grandes expectativas para o futuro com o Sistema Blu: Lalique Residence, no Água Verde; Árten, no Alto da XV; Seventy Upper Mansion, no Ecoville; Ares, no Juvevê; Mainz Gutemberg, no Batel; e Reservato Garden Residence, no Seminário.

Confira o depoimento de Thiago Gadens, diretor da Construtora Gadens, sobre a experiência com o serviço:

Gabriel Falavina Dias, representante da Construtora Altma, também percebeu o valor agregado que trabalhar com a Blu acrescenta ao empreendimento. Assista ao depoimento na íntegra: