10 Projetos que marcaram a história do ArchDaily Brasil

Postado em 16 de setembro de 2021 por

Escrito por Equipe ArchDaily Brasil

A arquitetura é realizada através do projeto. Profissionais que enfrentam uma tela vazia e passam a preenchê-la com traços que expressam desejos, técnica e beleza, conhecem todos os desafios que existem nessa atividade. O ato de projetar envolve um emaranhado de referências, sabedorias e cultura, por isso, quando compartilhamos uma obra sabemos que mais do que um edifício, estamos contando uma história e inspirando o público. Em dez anos de existência, o ArchDaily Brasil orgulhosamente já publicou mais de 22 mil projetos, sabendo a importância de cada um e como ajudam a transformar visões a partir do que se propõem, influenciando não apenas a arquitetura local, mas levando sua discussão e inventividade a todo o mundo.

Entre tantos projetos instigantes, alguns se destacaram de forma excepcional pelo contexto no qual se enquadram e o impacto que geram. Por esse motivo, queremos celebrar dez obras que marcaram a nossa história. De escalas distintas e programas diversos, suas soluções e linguagens retratam a potência da arquitetura contemporânea brasileira e portuguesa, e nos brindam com possibilidades de enxergar como seu panorama atual vem se remodelando de acordo com as mudanças socioculturais da última década. Os projetos foram organizados em ordem alfabética, e podem ser vistos a seguir:

Casa Vila Matilde / Terra e Tuma Arquitetos Associados

São raras as pessoas que não conhecem a premiada casa da Dona Dalva. A casa que foi concluída em menos de um ano ficou famosa pela história do projeto e obra que deveriam se adequar aos restritos recursos financeiros da família. Para isso, a equipe de arquitetura se apropriou da experiência com estrutura e blocos aparentes para viabilizar a obra com maior controle e agilidade. Apesar do pequeno lote, na área central da casa o pátio cumpre a função essencial de iluminar e ventilar os interiores, garantindo o conforto de seus moradores.

Conjunto Habitacional do Jardim Edite / MMBB Arquitetos + H+F Arquitetos

O conjunto Habitacional do Jardim Edite foi projetado para ocupar o lugar da favela de mesmo nome que se situava em um dos pontos mais significativos para o recente crescimento do setor financeiro e de serviços de São Paulo. O projeto articulou a verticalização do programa de moradia a um embasamento constituído por três equipamentos públicos – Restaurante Escola, Unidade Básica de Saúde e Creche – inserindo o conjunto na economia e no cotidiano da região. Destaca-se como o projeto propicia a convivência dos moradores a partir das coberturas e do térreo elevado, fornecendo uma adequada reserva em meio à escala metropolitana da área circundante.

Cozinha Comunitária das Terras da Costa / ateliermob + Colectivo Warehouse

Um bairro na Costa da Caparica ocupado por duas comunidades de origem africana e cigana. Sem água, saneamento e entre construções precárias: um território isolado e invisível. Essa foi a premissa encontrada pelo arquitetos que, ao se depararem com a comunidade, iniciaram um processo participativo para a construção de uma cozinha comunitária – um espaço que poderia vir a ser partilhado por todos e gerido pelos moradores. Um lugar que poderia oferecer condições básicas para se estar e cozinhar coletivamente, com alguns pontos de água e anti-incêndio, e que trouxe maior qualidade de vida para a comunidade.

Fonte: Archdaily