Mostras buscam o incentivo da sustentabilidade na construção brasileira

Postado em 12 de janeiro de 2022 por

Na coluna deste mês, a engenheira civil Iza Valadão fala sobre alguns projetos que fizeram o reuso de materiais que iriam para o lixo e resultaram na redução da geração de resíduos

A construção civil é a atividade que mais impacta, de forma negativa, o meio ambiente no mundo. Ela é a que mais consome recursos naturais não renováveis, além de cerca de 20% de toda a água tratada do planeta. No Brasil, é responsável por, aproximadamente, 50% dos resíduos sólidos gerados.

Com o crescimento demográfico e o acelerado desenvolvimento urbano, os danos ambientais também aumentam. É por isso que, ao redor do mundo, inclusive no Brasil, surgem iniciativas para mitigá-los no setor.

Desde mostras de arquitetura e de decoração a manuais de orientações ao consumidor, é cada vez mais presente o incentivo da sustentabilidade na construção brasileira. Um bom exemplo é a mostra de arquitetura e de decoração Morar Mais por Menos, que incentiva a sustentabilidade neste segmento, por meio de espaços acolhedores, enquanto respeitam o meio ambiente, trazendo soluções criativas e de menor custo monetário e ambiental.

Na edição deste ano no Rio de Janeiro, os diferentes profissionais envolvidos na mostra ressignificaram alguns espaços que, de diferentes maneiras, trouxeram um melhor aproveitamento de recursos, uso de materiais ecologicamente corretos, a reutilização de elementos que iriam para o lixo e a minimização da geração de resíduos, tudo isso com muita brasilidade. Veja só alguns exemplos que mais me chamaram a atenção:

Fonte: Casa e Jardim