Natureza em casa: 6 projetos impressionantes com árvores nos interiores

Postado em 9 de fevereiro de 2022 por

Se tem uma coisa que se tornou tendência de decoração nos últimos anos, com o isolamento, foi a busca pela conexão com a natureza mesmo dentro de casa. A arquitetura biofílica, que significa a busca pelo bem-estar por meio da introdução de elementos naturais aos ambientes, é um conceito em alta no Brasil e que pode ser representada, por exemplo, pela inserção de plantas no décor.

Apesar de flores e folhagens de pequeno porte serem mais comuns dentro de casa, há quem se arrisque e leve plantas maiores para fazer parte de ambientes internos – inclusive árvores! Quando bem planejada para isso, uma sala de estar ou cozinha, por exemplo, pode se diferenciar pela presença de uma árvore que conviva bem com aquele espaço.

Quer conhecer alguns exemplos? Confira abaixo 6 casas com árvores nos interiores e se inspire!

1. Jabuticabeira no centro

De estilo modernista, esta casa localizada em Araraquara, São Paulo, foi construída em sentido espiral, onde o centro de tudo remete à uma jabuticabeira de cultivo adaptado para ambientes internos. O concreto e os elementos naturais da construção, como a madeira, contribuem para o sentido simples e conectado à natureza buscado para a residência. O projeto foi realizado por Caio Persighini Arquitetura.

2. Eucaliptos em casa

Com alma jovem e urbana, a casa projetada pelo escritório Ultravioleta – Arquitetura sem Filtro busca trazer para dentro o que tinha do lado de fora. A construção funciona como coadjuvante à natureza já presente no local e, por isso, os eucaliptos presentes ali foram mantidos intactos.

3. Pátio interno

Dentro da própria sala, esta casa no Japão abriga um pátio onde uma árvore interna foi utilizada. Considerada como um membro da família, a árvore tem também o objetivo de funcionar como uma integração entre os pais e filhos moradores da casa. Peculiar, o projeto elaborado pelo escritório 07BEACH também conta com um banheiro aberto onde, da banheira, os pais podem apreciar as crianças brincando ao lado da árvore.

4. Dose dupla

Projetada por Paola Ribeiro Arquitetura de Interiores, esta casa tem como proposta abrigar um espaço amplo e com muita luz natural. Com isso, o lugar de convivência se adapta perfeitamente e inclui árvores já presentes no local, tornando ainda maior a integração com o jardim externo.

5. Natureza no hall

Com diferentes vistas da natureza exterior presentes em seu projeto, esta casa, na Índia, também leva os elementos naturais para dentro com a introdução de uma pequena árvore no décor. Com muitos espaços para receber, a residência dá destaque às folhagens assim que os visitantes chegam ao lar. Projeto foi feito por Ankit Prabhudessai.

6. Paleta natural

A partir das cores de seu tronco e copa, o imponente flamboyant presente neste local determinou a paleta que reinaria na decoração do ambiente. O teto da área social, integrada ao jardim, respeita os limites da árvore e faz com que ela possa prosseguir seu caminho por cima da cobertura. O projeto é de Suite Arquitetos.

Fonte: Casa Vogue