Fique por dentro das 7 tendências de design de interiores para 2022

Postado em 16 de março de 2022 por

Confira o que está em alta no segmento de decoração e inspire-se para renovar a casa; a cor dourada e o estilo comfy são algumas das tendências.

O ano de 2022 começa com a valorização do conforto, das formas orgânicas e das fibras naturais. Pelo menos é o que apontam as principais tendências para este ano. Abaixo, reunimos um time de especialistas para listar o que está em alta no design de interiores e vale a pena incorporar na decoração da sua casa!

1. Estilo comfy

O estilo comfy lidera todas as listas de tendências para 2022. De forma geral, ele é pautado no conforto e reúne uma série de elementos que já estão em alta há algum tempo, como fibras naturais, iluminação natural, almofadas e móveis aconchegantes.

“Ele representa uma oportunidade de traduzir o jeito único que cada um de nós tem para se sentir à vontade. Seja jogado em um sofá bem gostoso, seja em um agradável escritório montado em casa”, explica a arquiteta Marina Carvalho. “O tempo em casa tem sido maior, então é imprescindível morar em um lar que proporcione conforto e bem-estar”, completa a arquiteta Camila Marinho, do Studio M&A Arquitetura.

2. Ambientes funcionais

Não basta ser apenas lindo. A pandemia transformou como enxergamos nossas casas e a funcionalidade tem sido colocada à prova nos últimos anos. Em 2022, as reformas devem ser cada vez mais pautadas neste sentido. “Os moradores buscam morar em lugares que apresentem uma funcionalidade maior, com mais praticidade. Assim, principalmente os ambientes integrados, devem continuar em alta este ano”, acredita a arquiteta Renata Assarito, sócia de Camila.

3. Resgate de memórias

Outra tendência muito interessante para este ano é um tipo diferente de retrô, muito ligado às memórias afetivas. “Vamos observar cada vez mais pessoas procurando peças de madeira, tecidas e feitas à mão, objetos que contem histórias. Nossos sentidos e memórias estão totalmente em alta, porque não entram ou saem de moda, são parte de nós”, afirma Francesca Alzati, diretora de identidade da By Kamy.

4. Formas orgânicas

Sutilmente, as formas orgânicas foram ganhando espaço nas casas e nos apartamentos. O que começou com espelhos e tapetes, promete tomar conta de toda a decoração em 2022. “As formas orgânicas começam a ser mais buscadas nos projetos, deixando para trás as linhas retas dos últimos anos. Elas tendem a beneficiar o bem-estar por se assemelharem às formas naturais do corpo humano, proporcionando conforto. Devemos vê-las cada vez mais em cadeiras, poltronas e sofás”, conta Renata.

5. Grandes formatos

Reaprendemos a passar mais tempo em casa e, com isso, também foi necessário abrir mais espaço para acomodar a todos. Por isso, os grandes formatos voltam com tudo em 2022. Se você estava de olho naquele sofá para reunir a família, não está sozinho. “Nos grandes formatos, os modelos curvos também estão super em alta, trazendo referências dos anos 1950 e 1960, garantindo ainda mais assentos e aconchego”, ressalta a designer Deyse Roza, da Estofados Jardim.

6. Natureza em evidência

As fibras naturais, em cores variadas, seguem em alta, mas outros elementos da natureza ganham espaço em 2022. É o caso de estampas com flores, insetos e animais. “Mas todos esses elementos precisam ser coerentes com um ciclo de produção sustentável, através da valorização do trabalho artesanal e o cuidado com a matéria-prima, que deve reingressar em seu ciclo de uma maneira ecologicamente correta”, alerta Francesca.

7. Dourado

Depois de muitos anos dos metais rosé, o dourado reaparece com destaque nas decorações. “É uma cor que reflete bastante sofisticação e elegância. Além disso, representa abundância”, explica Camila. Se você prefere um estilo mais minimalista, aposte em metais e pequenas peças douradas, como luminárias.

Fonte: Revista Casa e Jardim