Escritório de arquitetura construirá uma “cidade dentro da cidade” no Vietnã

Postado em 29 de março de 2022 por

“A Cidade Global” é um projeto do escritório inglês Foster + Partners e terá prédios residenciais, escolas, clínicas e parques

Um dos maiores escritórios de arquitetura da Inglaterra revelou os planos para uma nova “cidade dentro de uma cidade” no Vietnã.

O novo distrito de 290 acres será construído em torno de uma longa “espinha” de árvores e vegetação na maior metrópole do país, Ho Chi Minh City, de acordo com os arquitetos Foster + Partners.

Chamado de “A Cidade Global”, o projeto inclui prédios residenciais altos e baixos, moradias públicas e vilas, além de escolas, um shopping center e instalações médicas. Ladeada por dois cursos d’água, a comunidade será composta por cinco bairros diferentes conectados por um parque central e uma avenida, além de uma série de pontes para pedestres.

De acordo com Toby Blunt, sócio sênior da Foster + Partners, a empresa herdou o masterplan geral, mas foi encarregado de melhorar “sua integração à natureza, aumentando a conectividade de pedestres entre os diferentes bairros”, escreveu ele por e-mail.

O projeto deve ser concluído em quatro anos, de acordo com a Masterise Homes, uma empresa imobiliária que também trabalha no distrito.

Em um comunicado à imprensa, o chefe do estúdio da Foster + Partners, Gerard Evenden, enfatizou o número de espaços verdes no plano, incluindo parques, pátios e jardins. “O projeto busca encontrar um equilíbrio entre a biodiversidade e o bem-estar humano”, disse ele, chamando-o de “um plano mestre holístico e sustentável para o futuro”.

O projeto do distrito faz referência às tradições arquitetônicas da cidade de Ho Chi Minh, anteriormente conhecida como Saigon, através do uso de tijolos e madeira, de acordo com o comunicado. A cidade do sudeste é conhecida por sua ampla mistura de estilos, desde marcos coloniais franceses como a Saigon Opera House, até blocos de apartamentos modernistas de concreto e contemporâneas ao horizonte, como a Torre Bitexco, inspirada na flor de lótus.

A Foster + Partners, fundada pelo célebre arquiteto britânico Norman Foster, é conhecida por projetos atraentes, incluindo a Hearst Tower em Nova York e o 30 St Mary Axe, conhecido como “The Gherkin”, em Londres.

“The Global City” é um dos vários masterplans futuristas que a empresa desenvolveu nos últimos anos, com sua equipe atualmente trabalhando em vários projetos de planejamento destinados a revitalizar áreas urbanas ou criar novas comunidades sustentáveis ​​em cidades densamente povoadas.

A reforma proposta pela Foster + Partner do distrito central de Slussen, em Estocolmo, deve ser concluída até 2025, enquanto a ampla South Sabah Al-Ahmad, uma nova cidade que abrigará cerca de 280.000 residentes no Kuwait, está programada para ser inaugurada em 2040.

Os arquitetos também estão trabalhando em outro projeto no Vietnã: o VietinBank Business Center, de duas torres nos arredores de Hanói, no norte do país.

Fonte: CNN Brasil