Projeto oferece cursos gratuitos para estudantes e profissionais de arquitetura

Postado em 26 de maio de 2021 por

O Projeto Jovem Arquiteto conta com mais de 20 cursos gratuitos voltados para estudantes, arquitetos e designers de interiores

Para ajudar jovens arquitetos a se posicionarem no mercado de trabalho, o arquiteto Pedro Greghi e o publicitário Wender Aguero criaram uma plataforma educativa com mais 20 cursos gratuitos. O Projeto Jovem Arquiteto, como é denominada a iniciativa, apresenta aulas voltadas ao domínio de ferramentas e softwares utilizados na criação de projetos. Além das aulas, a iniciativa também oferece conteúdos educativos livres por meio das redes sociais.

O projeto, criado em 2018, atualmente disponibiliza 23 cursos gratuitos e oito pagos, todos realizados de forma remota. As aulas são direcionadas não somente para estudantes de arquitetura ou arquitetos recém-formados, mas também para designers de interiores e outros profissionais em atuação na área. Os conteúdos são pensados para auxiliar na criação de projetos que se aproximam de realidade, por meio de programas como V-Ray, Autocad, Sketchup, Lumion e Revit.

De acordo com Pedro, a ideia de criar a iniciativa surgiu ainda durante à faculdade, em meio ao desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso. “Durante este período foi possível notar quão básico era o nível de um projeto desenvolvido por um aluno que chegou ao 10° semestre da faculdade de arquitetura”, explica o profissional em entrevista à Casa Vogue.

Por meio da experiência obtida durante os anos de estágio, Pedro decidiu dar orientações para os colegas de turma, cobrando por hora. “A ideia deu muito certo e logo adicionei mais um produto para a prateleira: os cursos técnicos, que até então eram passados de forma presencial”, conta.

O início do isolamento social fez com que as aulas fossem ministradas de forma virtual. Elas são gravadas e disponibilizadas para os estudantes inscritos. Além do acesso às gravações, os alunos também contam com acompanhamento semanal ao vivo, feito por meio de lives realizadas às segundas e quartas-feiras.

Em quatro anos, o Projeto Jovem Arquiteto já registrou mais de 8.500 alunos matriculados. Somente no Instagram, onde disponibiliza dicas e conteúdos gratuitos, a iniciativa já soma 88 mil seguidores. “Hoje podemos dizer que nosso objetivo inicial foi atingido. A constante atualização em nosso segmento se faz extremamente necessária e conseguimos oferecer grande suporte neste sentido”, finaliza o arquiteto.

Fonte: www.casavogue.globo.com